Análise: Nocturnal

Os jogos de plataformas têm um apelo especial para os jogadores, especialmente o público mais velho, que cresceu na era 8bit e 16bit onde o género era rei. Quando um novo jogo desse género é lançado, a expectativa é alta para que ele combine gráficos impressionantes com uma mecânica de combate eficiente. Nocturnal atende a esses requisitos e consegue oferecer momentos divertidos de jogo. Desenvolvido pela Sunnyside Games, este pode ser considerado o seu melhor trabalho até à data. A história do Nocturnal gira em torno de Ardeshir, um soldado da Chama Duradoura, que volta à sua ilha natal de Nahran após enfrentar uma aventura difícil através de um mar agitado. No entanto, ao chegar, ele vê a sua terra envolta numa névoa sombria, dominada por forças sinistras. Para restaurar a paz em Nahran, Ardeshir precisa usar o poder do fogo para combater essas ameaças.

O fogo desempenha um papel crucial no jogo, servindo para proteger o jogador das névoas tóxicas, incendiar o ambiente, fornecer energia a máquinas e eliminar seres de magia sombria que são imunes a armas convencionais. No entanto, é preciso ter cuidado, já que a névoa impede a respiração e exige que o jogador descubra maneiras inteligentes de controlá-la. Ao longo do jogo, é possível recolher cinzas e oferecê-las ao fogo para obter poderes que expandem a força vital da personagem, permitem prender a respiração por mais tempo e até mesmo concedem novas habilidades. A mecânica de jogo do Nocturnal é simples, baseada em três comandos principais: saltar, atacar com a espada e usar um dash. Embora não haja inovação nessas mecânicas, a ação de baixar, saltar sobre inimigos e atacá-los por trás é o suficiente para avançar no jogo. À medida que se progride e encontramos itens, é possível acumular pontos que podem ser trocados por melhorias na árvore de habilidades. Essas melhorias incluem aumento da resistência, ampliação do tempo de duração do fogo aceso e outras melhorias relacionadas.

Apesar da simplicidade das mecânicas de combate, Nocturnal oferece uma experiência agradável. O fogo em chamas na espada do protagonista é essencial para atravessar a névoa maligna e tóxica que permeia o ambiente. Além disso, a espada em chamas também pode ser usada para acender tochas ao longo do caminho. Os puzzles do jogo são relativamente simples e podem ser resolvidos tanto recorrendo a dicas quanto através do método de tentativa e erro. Em diversas ocasiões, é necessário acender tochas na ordem correta e as dicas são muito úteis, no entanto, é possível explorar o jogo por conta própria e descobrir a solução através de tentativa. Um ponto negativo é a forma como algumas portas de salas se abrem e fecham sem uma explicação clara, deixando o jogador ocasionalmente trancado numa área e impedindo o retorno. Embora isso possa estimular o combate, em termos de narrativa, pode parecer um recurso de construção de cenário preguiçoso.

Visualmente, o jogo usa um visual gótico que nos faz lembrar Castlevania. Os cenários são bem trabalhados e graficamente bonitos, mas podem-se tornar repetitivos. O jogo é também bastante curto, com apenas cerca de sete horas de duração, mas é possível terminá-lo em menos tempo. Além disso, existem modos speedrun que permitem terminar o jogo num tempo ainda menor. Embora a curta duração possa ser vista como um ponto negativo em termos de valor e longevidade, considerando a repetitividade dos cenários e dos puzzles, tenho algumas dúvidas de que a experiência aguentasse muito mais tempo.

Nocturnal é um jogo agradável de se jogar, sendo simples e rápido, embora apresente alguns problemas. O preço de lançamento nas versões para consoles pode não ser adequado, considerando a duração, mas se o arranjarem por um valor mais baixo, é uma boa proposta dentro do género.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster