Antevisão: Alterium Shift

As minhas expectativas para RPGs modernos com visuais pixel art são por si já bastante altas, graças à quantidade de títulos de qualidade lançados nos últimos anos. No entanto, Alterium Shift não corresponde às expectativas que nos habituámos a ter do género. Apesar do jogo se encontrar ainda numa fase de desenvolvimento, a versão atual do jogo deixa muito a desejar em vários aspetos, como equilíbrio de combate, interações com personagens e profundidade de exploração. Jogando como mago, temos a possibilidade de controlar todos os elementos à medida que avançamos. A personalidade sarcástica, moldada pelas escolhas de diálogos disponíveis, tornam a experiência divertida. Além disso, o início do jogo apresentou belos cenários, um minijogo de pesca razoável e missões secundárias interessantes.

Um dos principais problemas do jogo é o desequilíbrio de combate. Este é um daqueles problemas que pode afetar o jogo no início e ser completamente inexistente na versão final, no entanto não deixa de ser menos problemático nesta fase por causa disso. Após um certo ponto, os inimigos deixam de causar dano significativo à nossa personagem por exemplo e isso prejudica a experiência de combate e torna as batalhas pouco desafiadoras. O sistema de nivelamento rápido também contribui para o desequilíbrio, já que restaura completamente a saúde e a magia das personagens, tornando a experiência fácil, ainda mais fácil..

Embora o início do jogo tenha apresentado uma história envolvente e interessante, com as personagens a terem bons diálogos entre si, ao longo da aventura, esses aspectos foram diminuindo. As interações com as personagens a tornarem-se menos interessantes e com menor frequência de interação, assim como se tornando menos cativantes no geral. A exploração não trouxe muitas surpresas ou recompensas significativas também. As masmorras do jogo também apresentam problemas, como bugs e glitches que tornam os puzzles por vezes frustrantes mas também impossíveis. Além disso, os bosses finais das masmorras não representam desafios significativos.

Outras personagens apresentam campanhas semelhantes e menos envolventes ainda. As interações com as personagens secundárias são repetitivas e as escolhas de diálogo são muitas vezes as mesmas. O jogo não consegue entregar a promessa de proporcionar aventuras únicas para cada personagem e embora cada personagem tenha uma área e um boss exclusivos, a experiência geral torna-se repetitiva e monótona.

Alterium Shift, na sua versão atual, está longe de ser um jogo que alcança o nível de qualidade necessário para se tornar um jogo que possa recomendar, no entanto, há aspectos promissores e muitos dos problemas não são de base, sendo possíveis corrigir cada um deles no futuro.

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