O jogo En Garde! evoca uma sensação de nostalgia ao transportar os jogadores para a Espanha do século XVII. Embora a configuração histórica não seja a fonte dessa nostalgia, o jogo reimagina o ambiente com cores vibrantes e uma banda sonora de flamenco, lembrando tempos mais simples, lembrando Asterix ou Zorro. A jogabilidade de “En Garde!” pode ser comparada à de jogos de consolas dos anos 2000. O jogo assemelha-se a um jogo em 3D de plataformas, mas diferente daquilo que o género se tornou nos últimos anos. Diferentemente de jogos como Devil May Cry que se concentram em combos intensos, En Garde! segue uma abordagem alternativa, explorando o uso do ambiente ao redor dos personagens em combate.
A personagem principal, Adalia de Volador, luta não apenas com uma espada, mas também com piadas e sarcasmo. A verdadeira diferença em En Garde! manifesta-se nas arenas de combate. Adalia compreende que uma boa cena de ação não envolve apenas combate de espadas, mas também acrobacias, quedas engraçadas e até mesmo o uso criativo do ambiente. Os cenários transformam-se em elementos essenciais dos combates, permitindo que Adalia use móveis partidos, objetos arremessáveis e outros elementos interativos para ganhar vantagem em batalha. A estratégia é fundamental, já que enfrentar inimigos de forma isolada é mais eficaz do que ser cercado.
O sistema de combate é limpo e tenso. Ataques azuis podem ser bloqueados, enquanto ataques vermelhos devem ser esquivados. Ter sucesso nisso proporciona uma oportunidade de enfraquecer a guarda do oponente e, finalmente, causar dano. No entanto, mesmo com uma janela ampla para a defesa, executar isso com precisão não é tarefa fácil, especialmente quando inimigos mais fortes entram em cena. À medida que a dificuldade aumenta, o jogo se torna mais desafiador, mas isso é positivo, já que as suas regras e controlos nítidos evitam que qualquer erro seja culpa do jogo. O recurso de bloqueio automático mira nos agressores mais próximos, enquanto a câmara está focada na ação, evitando pretensões cinematográficas. No entanto, níveis mais complexos também podem expor algumas limitações, como problemas de colisão ou ação da câmara.
En Garde! apresenta um foco claro no estilo de jogo. É uma série de salas de jogo com várias camadas, esperando que os jogadores explorem e interajam com todos os elementos disponíveis. O jogo compreende que a simplicidade é fundamental para manter a diversão, evitando sistemas de progressão complicados e combos excessivos. Embora o jogo seja insanamente engraçado, às vezes a entrega do humor é um pouco exagerada. A piada central sobre a identidade de El Vigilante é arrastada e os sotaques espanhóis exagerados podem parecer forçados.
O jogo tem um charme nostálgico, mas também pode parecer limitado. Os paralelos com Prince of Persia são visíveis nas acrobacias de Adalia, mas essa mecânica não é bem explorada. Com apenas quatro capítulos que podem ser jogados em menos de quatro horas, o jogo parece ter terminado rapidamente, deixando jogadores ansiosos por mais desafios ou profundidade. Apesar de oferecer diversão nostálgica, En Garde! também mostra que os jogos do género evoluíram muito ao longo dos anos e normalmente no bom sentido.