Antevisão: V Rising

V Rising é um jogo que se encontra ainda em acesso antecipado. É um híbrido de ARPG e jogo de sobrevivência em mundo aberto onde nos tornamos vampiros. O jogo foi desenvolvido pela Stunlock Studios e é importante mencionar que o jogo tem estado em desenvolvimento bastante ativo, com muito conteúdo a ser lançado de forma consistente, além disso, é preciso ter em mente que o V Rising entrou recentemente no acesso antecipado, portanto, a nossa opinião pode eventualmente mudar, como em todos os jogos neste tipo de lançamento. Por vezes jogos completamente partidos podem tornar-se bons, mas é raro, por outro lado jogos ambiciosos e que deixaram boa impressão nesta fase revelam-se um desastre no lançamento final, ou apenas desilusões e isso é bastante comum até. Mas V Rising parece saber o que quer ser e conjuga boas ideias e boa execução, assim como lançamentos constantes que revelam ambição para lançar a versão final do jogo o mais depressa possível.

O jogo coloca o jogador na pele de um vampiro que acorda de um sono profundo. Assim como um urso que sai de hibernação, temos que reconstruir o seu castelo, reunir sangue e recursos e nos tornarmos o ser maior poderoso e malvado da floresta. Para começar uma partida de V Rising, precisamos decidir entre servidores PvP ou PvE para nos juntarmos. Quem estava a contar com um jogo offline mais clássico pode ficar um pouco surpreendido com V Rising, já que este tem mais em comum com Conan Exiles por exemplo do que com Diablo II.

Se preferirmos jogar completamente offline, teremos que criar o nosso próprio servidor privado. Seja qual for a nossa escolha, em breve seremos levados para o ecrã de criação de personagem. A criação de personagens é bastante sólida, permitindo-nos projetar o nosso vampiro para ter uma aparência bonita ou ameaçadora, ou até mesmo uma combinação de ambas. É um processo simples mas satisfatório sem precisarmos passar horas antes de começar a jogar. A jogabilidade do V Rising é uma mistura entre a jogabilidade de sobrevivência de Conan Exiles ou todos os jogos que saíram depois do mesmo género e os ARPGs como Diablo. O início do jogo é desafiador, pois o nosso vampiro ainda está fraco devido aos anos de inatividade, e há muitas tarefas de sobrevivência a serem feitas, como caçar inimigos para obter materiais de fabrico e construir nosso próprio castelo. Embora as animações de combate possam parecer um pouco estranhas às vezes, os controlos são fluidos e divertidos. A construção do castelo é interessante, lembrando-nos bastante The Sims. No entanto, dada a natureza de sobrevivência do jogo, requer mais planeamento, pois devemos posicionar as estruturas de forma que não inibam a expansão futura. Infelizmente, o processo de construção em si é complicado, exigindo várias mesas e mecanismos diferentes para começar.

Os ciclos dia-noite do jogo têm um papel importante na jogabilidade, mais do que em muitos outros jogos de sobrevivência. Como vampiros, devemos evitar o dia a todo custo, pois enfraquece a nossa personagem e faz-nos morrer muito mais rapidamente até sem sermos atacados. Procurar sombra e movimentar-se ao seu redor é uma parte refrescante do jogo. Eventualmente, teremos que lutar contra inimigos e até mesmo bosses durante o dia, mas conseguir fazê-lo com sucesso é muito gratificante. O principal problea de V Rising é definitivamente a progressão. A menos que estejamos a jogar sozinhos ou com um grupo dedicado de amigos, o jogo pode ser muito desafiador. Embora não exija tanto comprometimento quanto outros jogos, os servidores estão cheios de outros jogadores melhores ou simplesmente com mais tempo livre. Mesmo em um servidor PvE, a experiência é bastante linear, pois o jogo guia-nos principalmente pelo objetivo principal, o que é uma pena, considerando o potencial de liberdade e exploração que esses tipos de jogos geralmente oferecem.

Infelizmente, isso nem chega perto de descrever o quão demorada é a progressão no jogo. Depois da fase inicial, leva um tempo exorbitante para criar uma simples peça de equipamento de alto nível. Mesmo com um fluxo mais eficiente para obter materiais ou com a ajuda de servos, o trabalho é excessivamente árduo. Isto é um problema que precisa de ser corrigido no futuro, pelo menos se a intensão do jogador for jogar sozinho. Não faz sentido que um jogador a solo tenha que perder horas em fim para avançar um pouco no jogo. O jogo tem muito potencial, com um conceito sólido e jogabilidade interessante. No entanto, a progressão precisa de ser revista.

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