Jumplight Odyssey, desenvolvido pela League of Geeks, é um novo jogo do género de simuladores de colônias espaciais com elementos roguelike. Lançado em acesso antecipado na Steam, o jogo consegue oferecer uma experiência cativante desde a primeira cutscene, lembrando a atmosfera dos desenhos animados das décadas de 70 e 80. A estética única é uma clara homenagem aos animes dos anos 70, que serve como uma base visual fascinante para a jornada que está por vir. A história começa com os jogadores assumindo o papel da Princesa Euphora, encarregada de liderar uma tripulação de desajustados e renegados em uma missão perigosa através de sistemas estelares hostis.
A primeira impressão ao entrar no jogo é a atenção aos detalhes na nave SDF Catalina, com seus diversos decks e a volumosa tripulação sob seu comando. A promessa de poder jogar como outros capitães ou até mesmo em diferentes naves no futuro acrescenta uma camada de potencial à experiência, lembrando-nos de que estamos explorando um jogo em desenvolvimento. Dentro de Jumplight Odyssey, os jogadores são desafiados a gerir recursos cruciais, construir estruturas em cada deck e treinar a tripulação para sobreviver num ambiente implacável. A jogabilidade inicial lembra-nos títulos semelhantes, como Space Crew, mas Jumplight Odyssey destaca-se ao colocar menos ênfase no combate imediato e mais na garantia de que sua tripulação esteja cuidada.
A tripulação é dividida em quatro divisões, ciência, engenharia, combate e mantimentos. Cada uma é liderada por um oficial que está ao nosso lado na ponte da nave. Embora o jogo não permita o controle direto de tarefas individuais da tripulação, ele oferece uma visão detalhada dos seus atributos, relacionamentos e estados de saúde. A automatização das ações da tripulação, embora prática, pode ser um aspecto frustrante do jogo, já que a capacidade de atribuir tarefas específicas poderia dar aos jogadores mais controlo sobre o destino da tripulação. Um dos principais objetivos do jogo é gerar luz estelar para alimentar o motor de salto da nave e fugir das forças inimigas. O mapa galáctico mostra a distância entre a nossa nave e o Almirante Voltan, criando uma sensação constante de urgência. À medida que o tempo passa, o medidor de esperança da tripulação diminui e a zona vermelha de ameaça inimiga aproxima-se.
Jumplight Odyssey é um jogo que valoriza o conhecimento que vamos aprendendo com os erros que cometemos. Uma jogada descuidada pode levar a problemas graves, como falta de recursos, tripulação doente e até mesmo incêndios. A ausência de controle direto sobre as ações da tripulação pode resultar em situações caóticas, exigindo que os jogadores aprendam a priorizar e gerir efetivamente os recursos. No entanto, esta curva de aprendizado íngreme é parte do apelo do jogo. À medida que os jogadores ganham experiência, começam a compreender a importância de equilibrar tarefas e tomar decisões estratégicas.
A estética visual de Jumplight Odyssey é um dos seus destaques. Os decks da nave são ricamente detalhados e os membros da tripulação movem-se de forma convincente nas suas tarefas diárias. As cutscenes também merecem destaque, com uma estética que evoca uma sensação nostálgica de desenhos animados clássicos. Um ponto de frustração notável é a falta de controle direto sobre as ações da tripulação em situações de desastre. Ao não se poder priorizar tarefas específicas, os jogadores podem-se sentir impotentes quando a nave enfrenta ameaças graves.