Análise: Deceit 2

Deceit 2 é a aguardada sequela do surpreendente sucesso de 2017, que combinou elementos de dedução social e horror num cenário para vários jogadores. Numa altura em que Among Us é ainda o rei do género, é sempre bom ver propostas diferentes e que tentam levar o género noutras direções. Enquanto o primeiro jogo conquistou uma base de fãs dedicada, Deceit 2 tenta expandir essa fórmula, mas nem sempre com sucesso. Deceit 2 mergulha os jogadores num ambiente tenso e opressivo, onde a desconfiança é a chave para a sobrevivência. O jogo suporta de seis a nove jogadores, que são divididos em dois grupos: os inocentes e os infetados. A premissa básica é semelhante à de Among Us, onde os inocentes devem completar tarefas enquanto tentam identificar os infetados entre eles.

O início do jogo pode ser avassalador para novos jogadores, pois a curva de aprendizagem é íngreme. Os veteranos já conhecem as mecânicas do jogo, enquanto os novatos estão a tentar descobrir a melhor forma de sobreviver e vencer as partidas. Este desequilíbrio pode tornar as primeiras partidas um pouco frustrantes, mas com o tempo, os jogadores acabam por se adaptar. Os inocentes têm a tarefa de completar várias tarefas, semelhantes às de Among Us. Estas tarefas variam desde resolver enigmas até fazer ações específicas no jogo. Enquanto isso, os infetados tentam sabotar as ações dos inocentes, tornando o seu progresso mais difícil.

O jogo introduz ainda um elemento chamado Peddler, que funciona como uma loja in-game. Os jogadores podem ganhar moedas durante as partidas e gastá-la no Peddler para adquirir dispositivos que afetam a jogabilidade. Estes dispositivos incluem binóculos para localizar outros jogadores, algemas para restringir as ações de outros jogadores e máscaras para se disfarçar. Esta adição oferece uma camada extra de estratégia ao jogo. No entanto, Deceit 2 tenta misturar géneros que têm fundamentos muito diferentes, shooter e a dedução social. Esta abordagem híbrida pode criar confusão e caos no jogo. Os jogadores recebem armas desde o início, e o ato de atirar uns nos outros frequentemente interrompe a dedução social e a resolução de mistérios.

A votação para banir jogadores das partidas, que ocorre após um jogador ser capturado pelos infetados, é um conceito interessante, mas a inclusão de armas no jogo parece deslocada e distrai da experiência de dedução social. Um dos maiores pontos negativos de Deceit 2 é a falta de conteúdo. O jogo foi lançado com apenas um mapa, o Asilo Millhaven. Mesmo que o mapa tenha três andares, a falta de variedade de locais pode tornar o jogo monótono rapidamente. O jogo planeia adicionar mais mapas no futuro, mas o lançamento com apenas um mapa é uma decisão questionável.

Visualmente, os gráficos do jogo são médios, com modelos de personagens que deixam muito a desejar. O jogo também apresenta alguns bugs, incluindo jogadores que conseguem atravessar obstáculos de forma irregular. Além disso, Deceit 2 tem problemas de desempenho, exigindo um computador robusto para funcionar adequadamente. Os problemas de desconexão também são comuns, o que pode ser frustrante quando se tenta entrar numa partida. Deceit 2 é um jogo que tenta misturar géneros, mas acaba por perder o foco no processo. Se procuram um jogo de dedução social puro, existem alternativas melhores no mercado.

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