NecroCity é um jogo que combina elementos de estratégia em tempo real (RTS) e elementos de tower defense para criar uma experiência única num reino de mortos-vivos. Ao mergulhar neste universo, somos apresentados à história do Príncipe Lich Benjamin, irmão do próprio Rei, que está determinado a ascender e provar o seu valor no Reino dos Mortos-Vivos. Esta jornada leva os jogadores a enfrentar desafios intrigantes e a equilibrar recursos em um ambiente hostil. O jogo segue uma abordagem de tower defense tradicional, onde o jogador deve proteger a peça central de sua base, o Ziggurat, a todo custo. A queda deste edifício marca o fim da missão. A ameaça vem na forma de várias ondas de guerreiros humanos que podem atacar de várias direções. Felizmente, antes de cada onda, os jogadores podem antecipar a direção do ataque inimigo, permitindo-lhes coordenar as forças defensivas.
O elemento de estratégia em tempo real (RTS) entra em cena ao lidar com a gestão de recursos. Ao contrário de muitos jogos que envolvem apenas a recolha de um recurso simples, NecroCity oferece três recursos, ossos, minério e almas. Esses recursos são essenciais para construir e atualizar a base. Além disso, os jogadores precisam de gerir a força de trabalho, construir casas para os esqueletos e expandir a infraestrutura com obeliscos e NecroGenerators que fornecem energia. A complexidade surge da necessidade de transformar esses recursos básicos em recursos processados e, em seguida, em armas para recrutar soldados. Isso exige uma gestão cuidadosa e equilíbrio para evitar a escassez de recursos necessários para reforçar as defesas. A escassez de recursos é uma ameaça real devido ao tamanho limitado do mapa e à disponibilidade restrita de recursos.
A seleção de unidades é uma parte essencial da estratégia. Os jogadores podem optar por unidades mágicas ou físicas, cada uma com variantes de combate corpo a corpo e à distância. A inclusão de heróis adiciona variedade, mas o número geral de unidades disponíveis é limitado. Isso pode levar a alguma repetição em missões, uma vez que ocorrem em mapas pequenos com um número limitado de ondas de inimigos. No entanto, NecroCity ainda se destaca como um jogo de tower defense que pode ser jogado rapidamente durante o tempo livre. A narrativa é transmitida através de conversas em texto entre as missões. Isso permite que os jogadores se envolvam com personagens de fundo. A apresentação visual do jogo é um ponto forte. As ilustrações 2D são bem desenhadas e combinam perfeitamente com o design 3D do jogo. Os gráficos são nítidos, mesmo em resoluções mais altas, e a paleta de cores torna o mundo dos mortos-vivos surpreendentemente vívido, longe de ser sombrio e monótono.
O aspecto sonoro de NecroCity complementa eficazmente a atmosfera. A música é cuidadosamente composta para se adaptar ao tema do jogo, tornando-se mais lenta nos momentos entre as ondas de inimigos e acelerando durante os ataques. A banda sonora é um destaque, adicionando profundidade à experiência geral. No entanto, NecroCity não está isento de pequenas falhas técnicas. A movimentação das unidades às vezes parece desajeitada, e a inteligência artificial pode apresentar comportamento estranho, como unidades paradas em vez de atacar os inimigos. Isso pode criar desequilíbrios na jogabilidade e frustrar os jogadores. Estes problemas poderão ainda ser resolvidos, já que o jogo se encontra ainda em acesso antecipado na Steam.
NecroCity oferece uma experiência cativante ao combinar elementos de RTS e tower defense num cenário diferente do normal. A sua abordagem única de gestão de recursos e defesa estratégica mantém os jogadores envolvidos, enquanto a narrativa envolvente e a apresentação visual de alta qualidade contribuem para uma experiência de jogo memorável. Embora tenha algumas pequenas falhas técnicas, o jogo ainda oferece um desafio emocionante para os fãs de estratégia.