Antevisão: Odyssey Your Space Your Way

Oddyssey Your Space Your Way é um jogo desenvolvido pela Weird Fish e publicado pela 505 Games. É um Sandbox de Sobrevivência ambientado no espaço e apresenta as características clássicas que esperamos de um título de sobrevivência. Aqui, os jogadores têm a capacidade de construir novas salas e ferramentas necessárias para prosseguir em sua odisseia espacial. Em Oddyssey Your Space Your Way, a Terra não é mais o que conhecemos, e nosso planeta amado está destinado à destruição. Numa tentativa de salvar a humanidade da extinção devido ao impacto de um asteroide, uma nave espacial chamada ARCA foi construída para transportar dois milhões de almas congeladas para um novo mundo habitável. Pelo menos, esse era o plano. No entanto, cerca da metade da jornada, os computadores da nave ARCA detectaram que estavam fora de curso e com pouco combustível. Sem alternativas, o computador MOM acorda-nos do nosso sono profundo para resolver o problema.

Assim que acordamos, teremos que solucionar o problema do combustível, mas antes disso, precisamos aprender a nos mover e nos familiarizar com os comandos. Os criadores do jogo criaram um tutorial para nos ajudar, explicando todos os princípios do jogo, desde a gestão da fome e do oxigénio até ao controle da nave e sessões de criação. No jogo, encontramos duas ferramentas fundamentais, a de Recolha e a de Planeamento. A primeira é necessária para a recolha de recursos dos campos de asteroides que rodeiam a nossa nave, enquanto a segunda serve para construir salas e outras ferramentas úteis. Até agora, tudo é relativamente simples e funcional. No entanto, a implementação dessas ferramentas pelos desenvolvedores não convenceu totalmente. A recolha de recursos é simples, mas a gestão e introdução desses recursos nas várias máquinas que criamos torna-se complexa com o tempo.

O problema surge ao inserir recursos na ferramenta, pois é um processo lento e complexo. Embora a intenção de criar algo original seja apreciada, a funcionalidade deve ser mantida. A necessidade de usar a ferramenta de Recolha para inserir os materiais, utilizando sua função secundária para cuspir os recursos selecionados do nosso inventário, torna o processo moroso. A criação de salas segue a mesma mecânica, mas é tediosa e demorada. Para criar o layout de uma sala, não temos a possibilidade de utilizar uma vista isométrica a partir de cima, um Overlay útil para descobrir os recursos ao redor e verificar o estado da nave. Em vez disso, precisamos andar ou navegar pelo espaço para realizar essa tarefa. Além disso, ao criar o layout da sala, precisamos selecionar cada parede e chão e adicionar recursos de nossa mochila com a ferramenta de Recolha. Comparado com títulos semelhantes inspirados em Oddyssey, o jogo desenvolvido pela Weird Fish torna-se excessivamente complexo. A interface do usuário é pouco amigável e complicada de entender e gerir, evidenciando a necessidade de melhoramentos por parte dos desenvolvedores.

A jogabilidade principal do título precisa ser revista para acelerar o processo de criação de estruturas, ferramentas e acessórios, tornando o jogo mais acessível e ágil. Felizmente o jogo encontra-se ainda em acesso antecipado, pelo que há tempo para rever muitos dos problemas. O estilo gráfico cartoon com cel-shading em Oddyssey Your Way Your Name é cativante, mas tecnicamente não é excelente. A variedade de ambientes é limitada, e o jogador é restrito a um ambiente plano, sem elementos tridimensionais, resultando numa sensação de repetição, com eventos e recompensas insatisfatórias. A personalização de personagens é limitada, com apenas duas opções de penteados e variações de rostos disponíveis. O desempenho do jogo é aceitável, sem problemas graves de otimização. No entanto, as opções gráficas são limitadas a predefinições de qualidade que variam de Baixo a Épico.

Oddyssey Your Space Your Way parece ser um jogo interessante mas precisa de melhorias gerais para reduzir a repetitividade e tornar o jogo mais acessível. Veremos no futuro se essas melhorias realmente chegam ao jogo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster