Gunhead é um ambicioso FPS roguelike, que conseguiu capturar a atenção dos jogadores desde o primeiro momento em que ouvimos falar sobre ele. A promessa de uma experiência viciante com design de níveis gerados proceduralmente e um sistema de jogo inovador despertou a nossa curiosidade. Contudo, o resultado final é uma experiência que, embora desafiadora, apresenta alguns desafios distintos. A jogabilidade em Gunhead é marcada por elementos intrigantes, com destaque para o sistema de ataque multiarma. Ao contrário dos FPS tradicionais, onde alterar entre armas é a norma, cada arma em Gunhead é atribuída a um botão específico. Isso permite disparar tiros de todas as armas simultaneamente, uma mecânica única que adiciona um toque especial ao jogo. A simplicidade de uso é notável e contribui para a singularidade da experiência. No entanto, essa inovação não atenua o desafio inerente às diversas espaçonaves, reforçando a natureza roguelike do jogo.
A variedade de armas disponíveis para compra é um ponto positivo, oferecendo aos jogadores opções estratégicas para enfrentar as crescentes dificuldades. No entanto, a dificuldade do jogo é palpável, com inimigos surgindo aparentemente do nada, exigindo que os jogadores utilizem todas as ferramentas à sua disposição para sobreviver. Embora existam opções de dificuldade ajustáveis, a tentação de diminuir a dificuldade é contrabalançada pela falta de diversão que isso acarreta. A estética visual de Gunhead é cativante, adotando um estilo cell shade que evoca comparações com Borderlands, embora numa versão mais budget. Os elementos visuais básicos são agradáveis, mas o design geral das naves espaciais tende a se tornar monótono após a exposição a algumas delas. O estilo de arte contribui para a atmosfera do jogo, proporcionando uma estética agradável, mas a falta de diversidade nas naves espaciais reduz a novidade visual com o tempo.
A repetição é um ponto fraco em Gunhead. Embora as naves alienígenas sejam geradas proceduralmente, a sensação de familiaridade persiste, pois as áreas parecem ser simplesmente reorganizadas a cada tentativa. A inclusão de uma quantidade considerável de armas e habilidades, embora ofereça alguma variedade, não é suficiente para desviar a atenção da monotonia encontrada em cada encontro. A falta de diversidade prejudica a longevidade do jogo, levantando a questão de quanto tempo a fórmula de repetição pode manter o interesse dos jogadores. Um aspecto intrigante, e talvez discutível, de Gunhead é a inclusão de uma narrativa mínima. Num jogo cujo foco está na ação desenfreada e desafios constantes, a adição de uma história básica parece fora de lugar. A tentativa de justificar as incursões nas naves alienígenas com uma narrativa subdesenvolvida pode deixar os jogadores mais confusos do que envolvidos. A presença de diálogos não esclarece o suficiente, criando uma sensação de que algo está em falta.
Ao enfrentar o desafio de destruir o núcleo das naves, também conhecido como o cérebro, os jogadores encontram uma tarefa mais difícil do que o esperado. Planear estratégias antes de invadir uma nave torna-se essencial para o sucesso, adicionando uma camada tática à jogabilidade frenética. Em termos gerais, Gunhead, apesar de cumprir seu objetivo de ser um FPS roguelike desafiador, enfrenta desafios próprios. A falta de variedade e a fórmula repetitiva diminuem sua atratividade ao longo do tempo. Enquanto a estética visual agrada inicialmente e o sistema de jogo inovador proporciona diversão por algumas horas, a falta de diversidade nas naves e a narrativa subdesenvolvida limitam a experiência.