Spellbound Survivors, desenvolvido e publicado pela ToastedSquadStudios, surge como uma proposta ambiciosa, mas a sua atual implementação deixa a desejar em vários aspectos, lançando dúvidas sobre seu potencial futuro. A primeira impressão é de um jogo que, embora visualmente impressionante, se assemelha muito a Vampire Survivors, apresentando mecânicas menos refinadas e conteúdo substancialmente reduzido. Surpreendentemente, os visuais são o único ponto em que Spellbound Survivors supera o jogo que o inspirou, mostrando-se esteticamente atraente, apesar de depender fortemente de ativos comprados em lojas.
No entanto, a experiência do jogador é prejudicada por uma série de problemas que comprometem a jogabilidade. As poucas melhorias ao longo do tempo também levantam sérias preocupações sobre o comprometimento do desenvolvedor em melhorar o jogo com base no feedback recebido. A versão disponível durante esta fase e à que tive acesso está repleta de falhas, minando a confiança na capacidade do estúdio de corrigir problemas críticos. Um dos problemas mais evidentes é a imortalidade dos mini-bosses, que começam a aparecer a partir dos 5 minutos de jogo. Isso limita drasticamente a experiência do jogador, tornando praticamente impossível jogar por mais de 5 a 10 minutos antes de ser derrotado por um destes inimigos com hitboxes problemáticas e um dano de área de efeito desproporcional. A jogabilidade é comprometida, e a frustração substitui a diversão.
O sistema de progressão, embora presente, é notavelmente desafiador. Completar corridas é uma tarefa árdua devido à dificuldade imposta pelos mini-bosses essencialmente imortais. Além disso, a queda média de ouro é escassa, tornando a acumulação de recursos uma tarefa exaustiva. O jogo carece de recompensas significativas, pois conquistas e objetivos não oferecem vantagens tangíveis, ao contrário de Vampire Survivors, onde tais realizações são compensadas. A falta de diversidade nas builds é outro ponto negativo. Enquanto os roguelikes de ação costumam atrair jogadores pela variedade de construções possíveis, Spellbound Survivors limita os jogadores a uma única opção viável. A dependência da arma Vortex como elemento central para enfrentar inimigos cria uma experiência monótona para aqueles sem essa habilidade. A ausência de construções significativas limita a rejogabilidade e compromete a longevidade do jogo.
O conteúdo limitado também é uma desvantagem significativa. Com apenas duas classes e dois mapas na versão atual, o jogo fica aquém das expectativas, especialmente quando comparado ao rico conteúdo do Vampire Survivors, disponível por um preço relativamente baixo. Dada a atual qualidade e quantidade de conteúdo, qualquer preço acima de um ou dois euros pode afundar as perspectivas de Spellbound Survivors. O mercado é competitivo, e a falta de conteúdo e correções urgentes prejudica a proposta de valor do jogo.
Embora Spellbound Survivors exiba visuais notáveis, a sua atual implementação está longe de atender às expectativas. Se o estúdio não ultrapassar estas pequenas falhas antes do lançamento, Spellbound Survivors pode enfrentar dificuldades em conquistar um espaço significativo no mercado de jogos, especialmente se o preço final não for muito baixo.