Rui Caria vai ser o protagonista da primeira Xiaomi Master Class em Portugal 

Baseada no conceito global da redescoberta, e pela primeira vez em Portugal, a Xiaomi Master Class consiste numa série de cursos de fotografia, tanto online como presenciais, desenvolvidos em conjunto com fotógrafos mundialmente reconhecidos. Este projeto da Xiaomi permite a partilha de experiências de vários fotógrafos Leica com os diversos utilizadores e entusiastas da imagem.

A Xiaomi está, pela primeira vez, a desenvolver este projeto de enquadramento global em Portugal para o qual conta com a participação, ideia criativa e execução, de Rui Caria, fotojornalista, formador experiente e fotógrafo premiado da Leica. Numa atualidade em que o rural e o tradicional vão caindo em desuso, Rui Caria, residente na Ilha Terceira, nos Açores, pretende documentar, através das lentes dos smartphones da nova série Xiaomi 13T, a vida de um guardador de rebanhos e de um chocalheiro. Estes dois ofícios que estão a desaparecer, não apenas em Portugal como no mundo, ficarão registados num documentário em vídeo e numa foto galeria que serve o propósito não só de imortalizar, mas também de homenagear parte da história e cultura portuguesa.

A visão da Xiaomi Master Class é criar uma plataforma para que os mestres fotógrafos partilhem e inspirem pessoas de todo o mundo a explorar as infinitas possibilidades da fotografia mobile. Para este projeto contamos com a especial colaboração do Rui Caria, Leica Photographer, que é uma pessoa capaz de absorver o ambiente e retratá-lo fielmente através de narrativas visuais impactantes. Além disso, é também uma excelente oportunidade de mostrar todas as capacidades de fotografia e vídeo da nova série Xiaomi 13T, desenvolvida em parceria com a Leica”, afirma Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal.

Para Rui Caria “esta é a redescoberta de um tema por vezes ofuscado ou esquecido na vertigem das sociedades modernas. A ideia criativa para esta campanha surgiu pela observação da cultura que me rodeia e este tipo de documentários e de galerias de imagens são essenciais para preservar parte da nossa história, da nossa cultura e até mesmo do nosso património. Para mim, enquanto fotógrafo e entusiasta da fotografia, ter a oportunidade de filmar e fotografar com qualidade profissional utilizando apenas um smartphone, que me acompanhou no dia a dia, mostrando a tremenda evolução tecnológica no campo da fotografia mobile”.

Este projeto vai contar com uma série de conteúdos, que vão estar disponíveis online, nos quais Rui Caria irá partilhar histórias sobre a sua experiência como fotógrafo e a sua visão para a fotografia, bem como explicar a sua abordagem aos temas, preparação, relação com as pessoas e o impacto que a fotografia pode criar na sociedade atual.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster