Undying desenvolvido pela Vanimals, é uma experiência de jogo cativante que combina elementos de RPG, aventura e ação. O enredo de Undying mergulha os jogadores num mundo pós-apocalíptico, situado num passado alternativo em 1992, onde uma epidemia zombie varreu o planeta. A protagonista, Anling, uma mulher de 30 anos de ascendência chinesa, está infectada e tem pouco tempo. A missão dela é clara, garantir a sobrevivência do seu filho de 10 anos, Cody, num mundo infestado de zombies. A história destaca-se pela sua natureza sombria e emocional, distanciando-se de outras histórias típicas de apocalipse zombie. A urgência do tempo, combinada com a necessidade de proteger e treinar Cody, adiciona camadas de tensão e drama à narrativa.
A estrutura não linear de Undying força os jogadores a tomar decisões rápidas e inesperadas, conferindo a cada escolha um peso significativo. O jogo destaca-se por apresentar mecânicas inovadoras de sobrevivência que diferem de outros jogos do género. A distribuição de recursos torna-se crucial para abrandar a propagação da infeção no corpo de Anling e garantir que mãe e filho não morram de fome ou sede. Este aspecto estratégico adiciona profundidade à jogabilidade, exigindo que os jogadores tomem decisões ponderadas.
A relação entre Anling e Cody é central para a experiência de jogo. Cada ação realizada por Anling influencia o crescimento da experiência de Cody. A dinâmica de ensino e aprendizagem entre mãe e filho é uma abordagem única que adiciona uma camada de realismo e emoção à narrativa. A evolução de Cody, de uma criança assustada para alguém corajoso e resiliente, é uma jornada comovente ao longo do jogo. Undying oferece uma elevada rejogabilidade devido aos seus elementos roguelike. Cada nova sessão começa pouco depois de Anling ser infetada, e os efeitos do vírus agravam-se com o tempo. Os sintomas aparecem progressivamente, forçando os jogadores a tomar decisões difíceis, já que as escolhas muitas vezes envolvem sacrifícios. Este elemento adiciona uma dimensão estratégica ao jogo, pois os jogadores enfrentam a inevitabilidade do enfraquecimento gradual.
Ao contrário de muitos jogos do género, onde a progressão é sinónimo de melhoria constante, em Undying, cada tentativa enfraquece o jogador. Este desafio único torna crucial o processo de aprendizado de Cody, já que, durante momentos de stress intenso, o vírus toma temporariamente o controlo de Anling, deixando Cody sozinho para se defender. A exploração do ambiente é essencial, com os jogadores a serem incentivados a procurar recursos valiosos em locais específicos, desde alimentos enlatados a garrafas de água, e até itens necessários para crafting. A necessidade constante de encontrar materiais cria uma dinâmica de jogo envolvente, onde cada decisão de exploração pode afetar diretamente a capacidade de sobrevivência de Anling e Cody.
O jogo também introduz a gestão de recursos de uma maneira inovadora, com a necessidade de distribuir recursos de forma estratégica para evitar a propagação da infeção. A implementação de elementos realistas, como a deterioração de itens e a necessidade de combustível para o gerador, adiciona uma camada de desafio à experiência. Undying surpreende com seus gráficos simples e estilizados também. Este estilo visual, embora simples, é agradável à vista e contribui para a atmosfera única do jogo. A música de fundo, presente tanto no ecrã de título quanto durante o gameplay, é elogiável por sua qualidade, adicionando uma dimensão emocional à experiência.
Undying é mais do que um simples jogo de apocalipse zombie, é uma jornada emocional de sobrevivência e sacrifício. Com uma narrativa envolvente, mecânicas inovadoras de sobrevivência e elementos roguelike, o jogo oferece uma experiência única no género. A relação entre Anling e Cody, combinada com a urgência do tempo, cria uma tensão constante que mantém os jogadores investidos na aventura. Seja pela sua profundidade narrativa, desafios estratégicos ou atmosfera envolvente, Undying destaca-se como uma adição notável ao mundo dos jogos de apocalipse zombie.