Análise: Fashion Dreamer

Fashion Dreamer, a mais recente adição da desenvolvedora Syn Sophia, conhecida pelos jogos da série Style Savvy, prometia ser o sucessor espiritual da mesma. Apesar de não fazer parte tecnicamente da família Style Savvy, o jogo oferece aos entusiastas da moda uma oportunidade de levar sua paixão para a plataforma Nintendo Switch. O enredo do jogo apresenta-nos ao mundo virtual de Eve, onde assumimos o papel de um influencer encarregado de criar looks para NPCs e até mesmo outros jogadores, quando no modo online. A mecânica central gira em volta da criação de roupas para personagens distribuídos por um pequeno mapa. Cada personagem tem critérios específicos para os seus fatos, como a inclusão de determinada cor, uma peça específica como um casaco, ou a expressão de uma vibe particular, como cool ou único.

O grande problema que se destaca é a superficialidade da jogabilidade. A tarefa principal do jogador é criar looks, mas a falta de impacto significativo das escolhas na narrativa global do jogo é desconcertante. Mesmo pontuando baixo ao estilizar uma personagem, a resposta dos NPCs permanece positiva, e a recompensa é concedida, ainda que em menor escala. Essa falta de repercussão pode reduzir a sensação de realização do jogador e diminuir o incentivo para procurar a excelência. Além disso, a estrutura do sistema de recompensas é excessivamente fragmentada, adicionando uma complexidade desnecessária ao jogo. Os pontos de reputação, fundamentais para determinar a classificação do influenciador, parecem estar em uma constante competição com os níveis da marca, relacionados à produção de itens no criador. Chaves criativas, bilhetes azuis, pontos E, bilhetes amarelos e moedas de ouro são moedas de troca distintas, cada uma desempenhando um papel específico na compra de designs, móveis e outros itens. A gestão dessas múltiplas moedas torna-se uma tarefa árdua, desviando o foco da experiência de jogo principal.

Surpreendentemente, nenhuma dessas moedas é utilizada para adquirir itens de vestuário reais, uma decisão que retira o desafio de procurar e adquirir as peças desejadas. A abundância de itens pode minar a sensação de conquista, já que a obtenção de novas roupas muitas vezes se resume a interagir com as escolhas de outros jogadores ou tendências apresentadas nos casulos. A capacidade de desbloquear e estilizar uma boutique pessoal era uma esperança para aprofundar a mecânica do jogo, mas, infelizmente, esta característica fica aquém das expectativas. A simplicidade de apenas posicionar móveis e roupas numa sala reduz a experiência a uma tarefa mais mecânica do que envolvente. A ausência da necessidade de exibir roupas de design próprio na boutique contradiz o propósito de ter uma loja personalizada, deixando os jogadores em busca de uma experiência mais rica e envolvente.

Apesar de suas frustrações, Fashion Dreamer brilha como um jogo divertido sobre roupa, principalmente durante as fases iniciais. Experimentar diferentes combinações de cores e sobreposições de peças mantém os jogadores entretidos, mas essa novidade pode-se dissipar rapidamente. Fashion Dreamer entrega na sua proposta central de ser um jogo de vestir divertido, mas falha em proporcionar uma experiência mais profunda e envolvente.

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