Site icon ComboCaster

Museu load zx acolheu mais uma vez os “óscares” do zx spectrum

O Museu LOAD ZX, em Cantanhede, foi novamente palco da Gala GOTY – os Planeta Sinclair Awards, iniciativa que celebrou os jogos lançados para o ZX Spectrum em 2023. O evento, que começou em 2016 e conta com a co-organização do Museu desde 2021, é um dos momentos mais aguardados do ano no que ao ZX Spectrum diz
respeito.

Esta edição dos prémios GOTY – cuja sigla significa Game Of The Year – decorreu nas instalações do Museu LOAD ZX em Cantanhede, e teve transmissão para todo o mundo através do Youtube. O vídeo da transmissão caminha a passos largos para o milhar de visualizações, o que deixa antever a superação do que aconteceu no ano
anterior, que já foi o vídeo mais visto do Museu, com um milhar e meio de visualizações.

Na edição deste ano foram votados 130 jogos de diversos países, nomeadamente Portugal, Brasil, Rússia, Espanha, Reino Unido, Ucrânia, Austrália, entre outros. A Zosya (vencedora do Goty de 2019, 2021 e 2022) saiu, pela terceira vez consecutiva, como a grande vencedora com o jogo Seraphima que, além do título de GOTY, venceu ainda as três categoria técnicas. Destaque também para os jogos Wycheweald e Bruxólico que ficaram em 2º e 3º lugar respetivamente e que ganharam cada um outra categoria. Merece ainda uma referência especial o jogo Pac-Man, o primeiro jogo Português a ser apurado para a lista final de nomeados a jogo do ano e que arrecadou um significativo 4º lugar.

Ao intervir na sessão de encerramento, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, felicitou todos os envolvidos nos jogos e na gala, tendo destacado uma vez mais “o sucesso desta iniciativa que celebra as melhores criações lúdicas para a plataforma ZX Spectrum assim como a enorme dinâmica de afirmação do Museu LOAD ZX no contexto nacional e internacional”, fruto do trabalho de “uma equipa extraordinária liderada por João Diogo Ramos” e do “suporte inquestionável do Município de Cantanhede”.

João Diogo Ramos, em representação do Museu LOAD ZX e da organização, congratulou-se com a concretização de mais um importante passo na projeção internacional do trabalho do Museu e do Planeta Sinclair. “Aqueles que já são chamados dos óscares do ZX Spectrum contaram este ano com a novidade da transmissão na Twitch com comentários em inglês, uma experiência que iremos seguramente repetir.”, acrescentou, antes de agradecer a presença de todos os apresentadores e visitantes. Por sua vez, André Luna Leão, fundador do Planeta Sinclair, congratulou-se com mais uma edição ao vivo do evento e que novamente encheu o salão da Escola Conde Ferreira com cerca de uma centena de pessoas que se deslocaram a Cantanhede ao Museu LOAD ZX.