A marca ícone dos videojogos Atari fez uma parceria com o estúdio colombiano Dreams Uncorporated para nos trazer algo totalmente inesperado. Embora Lunar Lander Beyond apresente, nominalmente, controles semelhantes ao jogo original, ele leva tudo muito mais longe. A primeira coisa que me chocou em Lunar Lander Beyond foi a riqueza da história. Este é um jogo focado na narrativa, onde cada missão inclui briefings com a sua tripulação, com talentos vocais impressionantes. O jogador está a bordo de uma nave da Pegasus Corp, a Beckett. Embora a nossa tripulação comece pequena, inicialmente consistindo apenas do comandante e da sua assistente de IA, HARA, o jogador encontrará algumas figuras bastante ecléticas à medida que avança, incluindo Yeh, também conhecido como o Cowboy, e Voronina, uma cientista russa paranóica que regularmente professa ideais comunistas. O nome do comandante é Sandoz, uma ex-piloto cuja lesão a afastou dos voos, mas que provou ser uma presença firme e calma. É um grupo estranho, e as suas personalidades conflitantes tornam a trama da história ainda mais rica. Além disso, há também um mistério que ocorre no início do jogo e que leva todo o decorrer da experiência para ser resolvido.
Embora tudo isso seja ótimo, o que a maioria das pessoas associa ao Lunar Lander são os controles. Estou feliz em dizer que os controles aqui são fiéis, para o bem e para o mal. Eventualmente, temos acesso a 4 naves diferentes, que variam em termos de manobrabilidade. O modelo inicial, o Beetle, é uma nave muito flutuante e requer manter o botão pressionado para impulsionar para a frente. A nave Spider tem controles semelhantes, mas acelera tão rapidamente que é fácil colidir com objetos flutuantes ou com a geometria do cenário. Vamos apenas dizer que esses controles básicos exigiram um certo tempo para me acostumar. Na verdade, podemos morrer no tutorial, não percebendo que temos de pousar com o cone da nave virado para cima e achando mais eficiente colidir com o cenário até explodir, em vez de tentar girar a nave ou reiniciar o tutorial.
Depois de superar esse ponto e melhorar bastante nas aterragens, pilotar tanto o Beetle quanto o Spider nunca se torna completamente intuitivo. O que salva a experiência para mim é a Dragonfly. Ela tem controles muito mais precisos e não o obriga a impulsionar em qualquer direção. Move-se o stick de controle, e a Dragonfly move-se naquela direção. A única desvantagem desse modelo é que é pequeno e incrivelmente frágil. Todas as naves possuem um medidor de combustível. Se ficar sem combustível, ficamos à deriva até colidir. Portanto, é muito importante manter o lander devidamente abastecido. Podemos fazer isso pousando cuidadosamente em plataformas, que o reabastecerão em momentos, ou apanhando pequenos itens de combustível. Outra maneira de gerir o combustível é com as características do piloto. Sempre que qualquer piloto sobe de nível, adquire novas características, embora possa sempre redistribuí-las por um preço. Estas habilidades podem ser benéficas ou prejudiciais, sendo as minhas favoritas as que melhoram a eficiência do combustível, permitindo ir muito mais longe com menos.
À medida que jogamos, encontramos novos upgrades que podem ser atribuídos aos botões X, Y ou A. Além do importante Estabilizador, podemos adquirir Escudos de Força, Feixes Tratores e muito mais. Cada nível do jogo está cheio de colecionáveis, geralmente saúde, escudos ou combustível, embora encontrar novos upgrades permanentes exija explorar cuidadosamente cada um dos enormes níveis de Lunar Lander Beyond. Também encontramos novos pilotos que podemos adicionar à nossa equipa explorando, talvez até um raro piloto Elite equipado com características incríveis. Falando de pilotos, Lunar Lander Beyond introduz a mecânica fascinante de Stress após as primeiras missões. A tripulação é apenas humana e propensa a colapsos. Geralmente, eles ficarão stressados ao danificar demasiado o lander. Quando começam a enlouquecer de verdade, começam a ter alucinações. Embora interessante, isto é muito perigoso. Não só tocar em alucinações como elefantes cor-de-rosa aumenta ainda mais o stress do piloto, mas o jogo torna-se ardiloso e troca itens.
O jogo também apresenta maneiras de lidar positivamente com o stress. Além de apanhar a rara pílula vermelha nos níveis, podemos enviar o piloto para aconselhamento gratuito por algumas missões, recuperando completamente toda a sua sanidade. Também podemos gastar uma quantia enorme de dinheiro para tratá-los com medicamentos. Se um piloto estiver muito stressado, não pode voar em missões até se recuperar. No início, as missões do jogo são sobre encontrar e resgatar novos membros da tripulação, pilotar através de beacons ou ir do ponto A ao ponto B num tempo limitado. E então há o nível dos meteoros, onde as coisas ficaram incrivelmente loucas muito rapidamente. O objetivo da missão é proteger um assentamento de ser bombardeado com meteoros até que possam escapar. Há apenas um problema, não há armas. Então, para salvar o dia, o lander tem que voar de um lado para o outro, apanhando power-ups temporários de invencibilidade, depois basicamente bloqueando os meteoros com o seu lander. Se isso parece louco, a realidade é ainda mais louca.
Embora o jogo faça um bom trabalho em manter as coisas justas, com checkpoints manuais e automáticos regulares após completar objetivos, eu estaria a mentir se dissesse que o jogo é fácil. Mesmo na dificuldade Normal, cada missão era um desafio, embora algumas mais do que outras. Visualmente, Lunar Lander Beyond é bastante deslumbrante, especialmente nas cutscenes e nas artes estáticas. A minha única pequena reclamação a esse respeito é a introdução animada que toca sempre que inicia o jogo. Dura alguns minutos, e não pode ser ignorada até passados cerca de 30 segundos. Musicalmente, o jogo é geralmente discreto, embora apresente efeitos sonoros sólidos e bombásticos. Por mais sólida que seja esta aventura de ficção científica, houve algumas coisas que a prejudicaram. Os picos de dificuldade frequentemente inesperados são talvez o seu maior problema. Lunar Lander Beyond é uma reimaginação ousada e ambiciosa de um clássico, que oferece uma narrativa rica e mecânicas desafiadoras. Embora não seja perfeito, é uma experiência gratificante para os fãs de ficção científica e para aqueles que procuram um desafio significativo.