Análise: Highwater

Lançado inicialmente em 2023 como um jogo móvel exclusivo da Netflix, Highwater finalmente chegou ao PC, Switch, PS5 e Xbox. Highwater é um jogo de aventura em 3D ambientado num mundo pós-apocalíptico inundado. O jogador assume o controlo de Nikos, um jovem com um pequeno barco amarelo chamado Argo, em homenagem ao navio do mito grego de Jason e os Argonautas. Guiado por uma bússola minimalista, Nikos explora uma região chamada Hightower para reunir recursos e trabalhar para alcançar o seu objetivo final: chegar a Alphaville, onde vivem os ricos. O cenário de Highwater é sombrio e desolador. Devastado por uma Grande Catástrofe Climática, o mundo do jogo é agravado por conflitos contínuos e escassez de recursos. Os Alphavillians, a elite rica e poderosa, acumulam alimentos e outros mantimentos encontrados fora da cidade, e há rumores de que estão a enviar os seus mais ricos para Marte num foguete que Nikos deseja apanhar. Os Insurgentes, por outro lado, são revolucionários em confronto com Alphaville, frequentemente tomando recursos violentamente das pessoas comuns para alimentar o seu conflito. O jogador encontrará ambos os grupos ao longo do jogo, muitas vezes tendo de lutar e matá-los para se proteger.

O combate em Highwater é um dos seus pontos fortes. O jogador passa bastante tempo em combate, por isso é bom que a jogabilidade baseada em turnos seja muito envolvente. O sistema de combate é bem equilibrado, forçando o jogador a pensar para além de ataques simples e movimentos, interagindo estrategicamente com o ambiente para ultrapassar cenários mais difíceis. Poderás prender um inimigo demasiado forte para enfrentar diretamente, ou empurrar um carrinho de compras contra um inimigo para o atordoar, ou derrubar uma árvore sobre ele para o esmagar completamente. Certas armas permitem puxar inimigos e aliados pelo mapa, e com um posicionamento inteligente e planeamento, é possível reduzir grupos puxando personagens hostis para perigos. No entanto, a interface de utilizador é problemática, com tutoriais pouco claros, ladrilhos coloridos que obscurecem detalhes visuais importantes, e uma falta de clareza sobre fatores que limitam o movimento. Apesar destes problemas, os encontros de combate são divertidos e desafiantes o suficiente. Apenas precisas que um personagem sobreviva a cada encontro para o completar, e sobreviver por pouco é uma sensação extraordinária.

O jogador também pode dar aos personagens do seu grupo potenciadores e equipamentos que encontra ao vasculhar as ilhas, o que expande as opções que tem em combate. Contudo, nem todos os personagens podem usar todas as peças de equipamento, e irritantemente, nunca é explicado porquê. Embora o combate seja ótimo, o estilo artístico de Highwater é de longe a coisa mais impressionante, e é a primeira coisa que chama a atenção. Tudo é renderizado em baixo polígono, mas cada personagem é visualmente distinto o suficiente para ser possível distingui-los, mesmo em grandes encontros de combate. Os ambientes são deslumbrantes, com o sol brilhante a focar-se em grandes extensões de água refletora, arbustos e árvores verdejantes, e edifícios cinzentos altos em contraste com a lenta recuperação da terra pela natureza. As plantas crescem entre blocos de cimento e as trepadeiras envolvem as pontes.

Enquanto explora este mundo surpreendentemente belo, o jogador é acompanhado pelas melodias da Highwater Pirate Radio. Highwater é muito focado em música, com o apresentador da HPR a transmitir-te músicas indie originais enquanto viaja. O apresentador também às vezes entrevista pessoas ou comenta sobre eventos atuais, construindo ainda mais o mundo. A música não é apenas um ruído de fundo. Highwater tem várias cenas musicais muito longas onde podes simplesmente assistir aos personagens a dar performances arrepiantes da banda sonora original do jogo. Apesar dos elementos positivos, a narrativa de Highwater tem falhas significativas. Desde o início do jogo, é claro que Highwater é um cenário muito sombrio. Há pessoas penduradas em sinais de autoestrada a emergir da água e há corpos em decomposição no chão. No início, o humor negro do jogo indica potencial para um tom satírico. Infelizmente, os capítulos iniciais do jogo são os mais fortes, e esse potencial rapidamente evapora. A escrita, em geral, é muito confusa. O jogo deixa claro quais são os nossos próximos objetivos através de uma lista de tarefas, mas nunca sabemos realmente por que estamos a fazer algo além de alguém nos ter dito para o fazer.

Highwater oferece uma experiência visualmente impressionante e um combate envolvente, mas a sua narrativa falha em proporcionar uma experiência coesa e significativa. A estética do jogo é de tirar o fôlego, com um mundo inundado lindamente renderizado e personagens visualmente distintos. No entanto, a falta de clareza na história e a escrita confusa prejudicam a experiência global.

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