The Fate of Baldr é um jogo que procura inovar o género de tower defense, oferecendo uma abordagem em terceira pessoa que permite aos jogadores participar diretamente nas batalhas, construindo defesas e atacando inimigos. Esta característica distintiva promete uma experiência refrescante para os fãs do género e ao mergulhar em The Fate of Baldr, a primeira impressão é de entusiasmo. A capacidade de controlar um personagem em terceira pessoa e envolver-se diretamente na ação é uma proposta tentadora que acrescenta uma nova camada de interatividade ao tradicional estilo de defesa de torres. No entanto, apesar dessa novidade, o jogo pode tornar-se rapidamente repetitivo. As mecânicas centrais de construir defesas e enfrentar hordas de inimigos permanecem inalteradas, e a falta de variedade nas missões acaba por diminuir a longevidade e o desafio do jogo.
Cada ronda envolve defender a nave contra uma única horda de inimigos, o que se traduz numa experiência que pode parecer monótona a longo prazo. Embora o jogo ofereça diferentes classes de personagens, como Berserker, Hird, Nidingr e Smidr, a repetição das mesmas estratégias e táticas torna-se evidente. Apesar de algumas batalhas intensas e momentos de diversão, a ausência de diversidade nos objetivos e na progressão do jogo acaba por prejudicar a experiência geral. Um dos aspetos fundamentais em qualquer jogo de tower defense é a variedade e funcionalidade das estruturas defensivas. Em The Fate of Baldr, as expectativas de encontrar torres visualmente impactantes e inovadoras não são totalmente satisfeitas. As construções disponíveis, embora inspiradas em seres mitológicos nórdicos e variando entre torres de energia e canhões imponentes, acabam por ser genéricas e pouco emocionantes. Estas estruturas cumprem a sua função básica de defesa, mas não oferecem nada de verdadeiramente especial em termos de design ou funcionalidade.
A mecânica de coleta de recursos, seja através de cristais espalhados pelo mapa ou dos drops deixados pelos inimigos derrotados, adiciona um elemento de urgência e estratégia ao jogo. No entanto, a rapidez com que esses recursos desaparecem pode tornar a coleta frustrante, especialmente durante momentos intensos de combate. Além disso, as melhorias nas estruturas, que são principalmente de natureza estatística, não resultam em alterações visuais significativas, o que contribui para uma sensação de falta de progressão visual e impacto ao longo do jogo. Outro elemento que poderia ter sido mais explorado em The Fate of Baldr são os talentos. Estes recursos limitados, disponíveis apenas durante uma partida específica, oferecem a oportunidade de melhorar habilidades e atributos do personagem. Desde aumentar a vida máxima e o dano corpo a corpo até melhorar a velocidade de movimento e o dano das armas à distância, os talentos prometem adicionar uma camada extra de estratégia. No entanto, na prática, os talentos não têm o impacto esperado. Muitas vezes, o jogador acaba por esquecer-se deles durante as partidas, e quando se lembra a sua influência não é tão significativa quanto imagina.
Os inimigos são um dos aspetos mais divertidos e, por vezes, assustadores de The Fate of Baldr. A variedade de criaturas e bosses derivados da rica mitologia nórdica é impressionante. Cada boss tem as suas próprias mecânicas de luta e desafios, adicionando profundidade às batalhas. A variedade de mapas, cada um inspirado em diferentes elementos da mitologia nórdica, também é um destaque. Desde a enigmática lua de Mirdgard até ao imponente Jotunheim, cada mapa oferece uma experiência única de exploração e combate. Esta diversidade de cenários contribui significativamente para a imersão e riqueza da experiência de jogo.
A banda sonora é excelente e complementa muito bem a história e a ambientação, fornecendo uma sensação de imersão que eleva a experiência. The Fate of Baldr apresenta uma abordagem inovadora ao género de tower defense, incorporando elementos de jogabilidade em terceira pessoa que oferecem uma dinâmica distinta. No entanto, apesar das suas qualidades, o jogo enfrenta desafios significativos. A repetitividade das missões e a falta de variedade nos objetivos comprometem o potencial de longevidade e desafio. Os talentos, embora promissores, não têm o impacto esperado e acabam por ser negligenciáveis na experiência de jogo. Por outro lado, a riqueza dos ambientes inspirados na mitologia nórdica e a variedade de inimigos adicionam profundidade e emoção. No entanto, problemas técnicos graves prejudicam a experiência, mesmo com hardware adequado, diminuindo essas vantagens.