A minha relação com os auto-battlers nem sempre é positiva. A ausência de controlo direto sobre a ação faz-me sentir mais um espectador do que um participante ativo, algo que tradicionalmente não me agrada. No entanto, Songs of Silence, uma nova entrada neste género que incorpora elementos de jogos de estratégia 4X por turnos, conseguiu despertar o meu interesse de uma forma inesperada. Desenvolvido pelo estúdio alemão Chimera Entertainment, este jogo não só redefine o que é possível em termos de design visual num auto-battler, como também traz um toque de frescura e inovação ao género. O primeiro aspeto que se destaca em Songs of Silence é o seu estilo artístico deslumbrante. O jogo abraça o Art Nouveau em toda a sua vibrante e colorida glória, desde o mapa estratégico até aos campos de batalha, passando pelos personagens e a arte das cartas. Mesmo nas regiões mais sombrias dos dois mundos do jogo, o uso magistral de iluminação preserva essa vivacidade e ludicidade. Este cuidado com os detalhes visuais faz com que cada sessão de jogo seja um verdadeiro banquete para os olhos, algo que poucos títulos conseguem alcançar com tanta eficácia.
Para além da sua execução visual espetacular, a construção do mundo e o design das personagens e unidades são igualmente impressionantes. Songs of Silence lembra-me um pouco de The Banner Saga, com uma pitada do estilo inquietante de Elden Ring da FromSoftware. O cenário de fantasia medieval evita os clichês habituais de elfos, orcs e cavaleiros em armaduras brilhantes, apresentando em vez disso uma variedade de facções e criaturas únicas. Humanos que montam bois gigantes em batalha, entidades celestiais poderosas, e invasores que parecem saídos de pesadelos Eldritch são apenas alguns exemplos da diversidade presente no jogo. As batalhas em Songs of Silence são rápidas e visualmente cativantes, com uma grande variedade de unidades para manter as coisas interessantes. As diferentes facções oferecem estilos de jogo únicos, desde fanáticos religiosos com criaturas poderosas que lembram Attack on Titan, até tribos de kobolds que montam dinossauros. Esta variedade não só adiciona profundidade estratégica, mas também mantém cada combate fresco e emocionante.
No que toca à jogabilidade, Songs of Silence é um jogo de batalhas automáticas, o que significa que o controlo direto sobre as unidades durante as batalhas é limitado. No entanto, o jogo introduz um sistema de cartas que permite influenciar o desenrolar dos combates. Cada exército é liderado por um herói que possui um baralho de cartas, que se expande à medida que sobe de nível. As cartas oferecem habilidades de dano ou defesa que podem ser ativadas durante as batalhas, bem como a capacidade de mover certos tipos de unidades no campo de batalha. Embora este sistema não ofereça uma profundidade tática enorme, proporciona um equilíbrio satisfatório entre estratégia e acessibilidade. Fora das batalhas, o jogo apresenta uma camada estratégica onde o jogador pode construir diferentes tipos de edifícios nos teus territórios, influenciando a produção de recursos e o recrutamento de unidades. A movimentação dos exércitos no mapa estratégico é feita através de pontos de movimento, com a possibilidade de emboscar inimigos ao esconder-se nas florestas. Este sistema de movimento também inclui a formação de colunas de marcha, que tornam os exércitos vulneráveis a emboscadas se usarem muitos pontos de movimento por turno. Embora a gestão do império não seja extremamente profunda, oferece complexidade suficiente para manter as coisas interessantes.
Songs of Silence inclui um modo campanha com vários capítulos, onde os jogadores assumem o comando de diferentes facções numa história abrangente que abrange dois mundos. Cada capítulo apresenta personagens memoráveis e objetivos únicos que mantêm a narrativa fresca e envolvente. O jogo também oferece um modo de escaramuça, onde podes testar as tuas estratégias contra a IA, bem como uma enciclopédia completa que lista os personagens, unidades e cartas do jogo, juntamente com o lore por trás deles. Um destaque adicional é a banda sonora atmosférica composta por Hitoshi Sakimoto, conhecido pelo seu trabalho em Final Fantasy e Valkyria Chronicles. A música complementa perfeitamente o ambiente do jogo, elevando a experiência global.
Songs of Silence é uma adição refrescante ao género. Com a sua arte deslumbrante, variedade de unidades e sistemas de jogo inovadores, oferece uma experiência única que tanto os fãs de estratégia como os entusiastas de arte irão apreciar.