Antevisão: Underspace

Muitos jogadores certamente sonharam em explorar as estrelas. A infinidade de possibilidades, os perigos constantes e a vastidão do universo sempre capturaram a nossa imaginação. Séries como Star Trek: The Next Generation e Babylon 5 alimentam este fascínio, levando os jogadores a procurar jogos de ficção científica que oferecessem uma experiência semelhante. Entre esses jogos, Freelancer destacou-se, proporcionando horas de exploração e combate espacial. Underspace promete trazer o mesmo espirito para um jogo mais recente. Underspace é um projeto de paixão de Kevin Brock, conhecido na comunidade de modding como Trainwiz. Brock fez seu nome criando mods para jogos da Bethesda, como Skyrim, Fallout 4 e Starfield. Em 2019, ele lançou uma campanha no Kickstarter, arrecadando $12.716 para desenvolver Underspace. Desde então, tem trabalhado incansavelmente para transformar sua visão em realidade.

Logo ao iniciar o jogo conseguimos sentir uma onda de nostalgia. A jogabilidade de Underspace lembra muito os simuladores espaciais dos anos 2000. Pilotar a nave é uma experiência fluida e responsiva. Controlar a nave é intuitivo, e o combate é extremamente satisfatório. Trancar um alvo, alinhar o cursor e disparar uma rajada de plasma traz uma sensação de conquista e poder. Durante as sessões de jogo, enfrentamos várias ameaças, desde naves inimigas a horrores lovecraftianos, que adicionam uma camada extra de tensão e desafio ao jogo. Underspace promete uma vasta gama de conteúdo. A versão final do jogo contará com mais de 60 naves e 150 peças de equipamento para personalizar cada uma delas. As naves variam desde pequenos caças a enormes cargueiros, cada um projetado para atender diferentes estilos de jogo e preferências. Além disso, o jogo contará com 40 facções, cada uma oferecendo missões únicas e oportunidades para ganhar créditos e melhorar a reputação.

A versão atual permite-nos explorar o sistema Vauldric, um cenário amarelo repleto de planetas, estações espaciais e naves de todos os tamanhos. As linhas de tráfego, semelhantes às rotas comerciais de Freelancer, permitem uma travessia rápida entre diferentes pontos do sistema. Kevin Brock prometeu mais de 20 bosses únicos, muitos dos quais provavelmente serão monstruosidades horríveis, destinadas a provocar calafrios nos jogadores. Neste momento temos apenas uma amostra do que está por vir, mas podemos ver que Underspace vai além dos combates espaciais tradicionais, introduzindo elementos de terror cósmico que o diferenciam de outros jogos do género.

Além do combate e da exploração, Underspace oferece um sistema de missões diversificado. As missões variam desde combates e assassinatos a entregas de itens, transporte de dados e escoltas. Completar estas missões permite ganhar créditos, que podem ser usados para melhorar a nave, adquirir novas armas e ganhar reputação com diferentes facções. Uma das mecânicas mais interessantes é o botão de scan, que revela pulsos vermelhos e dourados no mapa, incentivando a exploração. Esses pulsos podem indicar desde buracos de salto ocultos até missões e monstros escondidos. Esta mecânica adiciona uma camada extra de imersão e encoraja os jogadores a explorar cada canto do universo de Underspace. No lançamento, o jogo contará com mais de cem sistemas estelares, cada um repleto de bosses, pontos de interesse e muito mais. Os jogadores poderão explorar o universo sozinhos ou em grupos multiplayer de até quatro pessoas, oferecendo uma experiência cooperativa para aqueles que preferem jogar com amigos.

Embora ainda seja cedo para tirar conclusões definitivas sobre Underspace, as minhas primeiras impressões são positivas. O jogo tem uma base sólida e um potencial incrível para se destacar no género de simuladores espaciais. A nostalgia de jogar um jogo que lembra Freelancer é inegável, mas Kevin Brock introduziu elementos únicos que prometem tornar Underspace mais do que apenas uma homenagem ao passado. A presença de criaturas espaciais gigantes lovecraftianas, nebulosas elétricas expansivas e artefatos alienígenas misteriosos adicionam uma camada de intriga e novidade ao jogo. No entanto, resta saber se esses elementos serão integrados de forma coesa ou se acabarão parecendo gimmicks superficiais. Underspace tem tudo para ser um sucesso entre os fãs de simuladores espaciais e ficção científica. A combinação de jogabilidade nostálgica, combates emocionantes e elementos de terror cósmico cria uma experiência única que promete cativar os jogadores, mas ainda é cedo para saber se a equipa terá capacidade para levar o projeto a bom porto.

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