Análise: Neon Squad Tactics

Neon Squad Tactics é um jogo de estratégia por turnos lançado para o Quest 3 que combina um cenário cyberpunk com uma jogabilidade inspirada em títulos como XCOM. O jogo coloca o jogador no controlo de uma equipa de até quatro unidades, cada uma com dois pontos de ação por turno. Estes pontos podem ser utilizados para movimentar as unidades, atacar os inimigos ou utilizar dispositivos especiais. No entanto, embora esta estrutura básica ofereça uma base sólida para o combate tático, o jogo apresenta algumas falhas que comprometem a experiência. A narrativa de Neon Squad Tactics é bastante simples e não é o foco principal. Ambientado num clube noturno com uma estética neon vibrante, o enredo serve apenas como pano de fundo para o combate. Para os jogadores que procuram uma história envolvente e cheia de reviravoltas, este jogo poderá ser um pouco desapontante. O ambiente é estilisticamente interessante, proporcionando um cenário visualmente apelativo para os confrontos, mas a ausência de uma narrativa forte pode deixar aqueles que gostam de mergulhar num enredo mais profundo a desejar por mais.

Onde o jogo realmente brilha é na sua jogabilidade tática. As batalhas exigem uma boa dose de planeamento e reflexão estratégica, com cada movimento a poder fazer a diferença entre a vitória e a derrota. A movimentação das unidades pelo mapa e a escolha das armas a usar contra os inimigos são elementos que proporcionam uma jogabilidade envolvente. No entanto, há problemas com os controlos. Embora o Quest 3 normalmente ofereça uma experiência de controlo fluida, Neon Squad Tactics apresenta algumas dificuldades, especialmente na precisão dos movimentos. Muitas vezes, as unidades acabam por se mover para posições indesejadas sem possibilidade de desfazer a ação, o que pode frustrar jogadores que planeiam os seus movimentos com cuidado.

Outro aspeto que precisa de ser melhorado é a falta de visualização do alcance dos ataques antes de mover as unidades. Muitas vezes, o jogador move-se para uma posição estratégica apenas para descobrir que os seus ataques não conseguem alcançar os inimigos. Este problema poderia ser resolvido com uma simples codificação por cores, que indicasse o alcance das armas antes de mover as unidades. Este pequeno detalhe ajudaria a evitar frustrações e tornaria a experiência tática ainda mais gratificante. É claro que este tipo de detalhe faz uma grande diferença em jogos de estratégia e é algo que os desenvolvedores poderiam considerar para uma atualização futura. O sistema de equipar armas e dispositivos também apresenta alguns problemas de equilíbrio. Embora seja possível desbloquear e melhorar uma variedade de armas, dispositivos e movimentos especiais para as diferentes unidades, o facto de ser possível equipar qualquer unidade com qualquer arma ou granada cria desequilíbrios na jogabilidade. Quando o jogador descobre que pode equipar várias unidades com armas de longo alcance, como snipers, e granadas com diferentes efeitos elementares, o jogo torna-se demasiado fácil. Este tipo de liberdade de escolha é interessante, mas acaba por quebrar o equilíbrio e tornar os combates menos desafiantes. Uma solução seria limitar a quantidade de armas repetidas que uma equipa pode equipar, forçando o jogador a tomar decisões mais estratégicas na escolha do armamento.

Neon Squad Tactics também inclui um modo multijogador que, em teoria, adicionaria valor de repetição ao jogo. No entanto, a falta de jogadores ativos faz com que seja praticamente impossível encontrar partidas online, o que acaba por transformar o jogo numa experiência essencialmente a solo. Com uma maior base de jogadores, o modo multijogador poderia ser uma excelente adição, mas no estado atual, é difícil tirar proveito desta funcionalidade. Isto é algo que poderá ser corrigido no futuro, se o jogo conseguir atrair mais jogadores para o seu ecossistema.

Visualmente, Neon Squad Tactics tem um estilo artístico distinto, com gráficos coloridos e pesados em neon que capturam bem o espírito cyberpunk. Esta estética única ajuda a criar uma atmosfera envolvente, embora possa não agradar a todos os jogadores. O design sonoro é competente, com efeitos sonoros e música de fundo adequados ao ambiente, mas não é memorável. Um detalhe curioso é que a música no clube noturno apenas é ouvida de um dos lados do ambiente, dependendo da posição do jogador em relação à cabine do DJ. Seria interessante que a música viesse de todas as direções, criando uma imersão sonora mais completa.

Neon Squad Tactics é uma adição interessante ao género de estratégia por turnos, oferecendo um ambiente cyberpunk distinto e uma jogabilidade tática sólida. No entanto, problemas com o equilíbrio das armas, controlos imprecisos e a falta de uma comunidade ativa no multijogador impedem o jogo de alcançar todo o seu potencial. Com alguns ajustes e atualizações, há a possibilidade de o jogo se tornar uma experiência mais refinada e equilibrada, especialmente se os desenvolvedores resolverem os problemas de design e controlos. Para já, Neon Squad Tactics é um jogo agradável, mas com algumas falhas que precisam de ser corrigidas.

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