Level Zero: Extraction apresenta-se como uma experiência diferente no mundo dos shooters de extração. Lançado originalmente como um jogo de terror multijogador assimétrico, a sua direção sofreu uma reviravolta interessante que combina elementos de sobrevivência e terror com um shooter competitivo. Desenvolvido pelo estúdio DogHowl Games, o jogo tira inspiração de títulos de referência como Escape from Tarkov e Alien: Isolation, trazendo consigo uma jogabilidade estratégica e tensa, com uma atmosfera de ficção científica e terror digna de filmes clássicos. A narrativa de Level Zero: Extraction é simples, mas eficaz para criar o ambiente necessário. Numa expedição científica fora do planeta, algo terrível foi trazido de volta para a Terra, resultando em criaturas alienígenas que ameaçam a humanidade. O jogador é então inserido numa instalação abandonada na Antártida, um dos dois mapas disponíveis no lançamento, onde deverá participar numa perigosa missão de extração. O ambiente é uma das principais forças do jogo, com corredores sombrios e ameaças ambientais como fios elétricos soltos e minas que mantêm a tensão elevada em todos os momentos. A atmosfera é ainda enriquecida por gravações de áudio que oferecem uma subtil expansão do enredo, permitindo aos jogadores uma maior imersão no universo do jogo.
A estrutura de Level Zero: Extraction é muito distinta da fórmula clássica de homem contra monstro. Suportando até 11 jogadores em partidas de 30 minutos, nove jogam como mercenários e dois como monstros. Os mercenários, que podem jogar em equipas de um a três jogadores, têm a tarefa de explorar as instalações em busca de loot valioso, enquanto tentam sobreviver aos ataques dos monstros. Estes monstros, por outro lado, têm como único objetivo eliminar os mercenários antes que consigam escapar. A estrutura assimétrica é eficaz em criar um equilíbrio entre tensão e competição, com cada equipa de mercenários a competir não só contra os monstros, mas também entre si. Esta competição interna adiciona uma camada de risco-recompensa que mantém os jogadores em constante alerta. Trabalhar em conjunto pode aumentar as hipóteses de sobrevivência, mas os jogadores têm também a oportunidade de eliminar outros mercenários para roubar os seus itens e assegurar mais recursos para a sua própria equipa.
O papel dos monstros no jogo é particularmente divertido e apresenta uma boa variedade de habilidades. Entre estas estão a capacidade de cuspir ácido, varrer a área à procura de mercenários através da deteção de batimentos cardíacos, colocar armadilhas e até tornar-se invisível temporariamente. O sistema de energia do jogo também é bem implementado, com os monstros a regenerarem energia de forma gradual, mas podendo acumular mais recolhendo ovos espalhados pelo mapa. Esta gestão de recursos torna a jogabilidade como monstro ainda mais estratégica, incentivando a coordenação com o parceiro para maximizar o uso das habilidades e eliminar os mercenários. O equilíbrio entre as habilidades poderosas dos monstros e as limitações do sistema de energia garante que estes não se tornem invencíveis, permitindo uma experiência de jogo mais justa e envolvente para ambos os lados. Já os mercenários têm à sua disposição uma ampla gama de opções de personalização antes de cada partida. Estes podem equipar um número limitado de itens que vão desde armas de fogo, granadas e pistolas de pregos, até objetos mais utilitários como cartões-chave, bastões de luz e sinalizadores. Esta personalização é bem ligada ao sistema de progressão do jogo, com os jogadores a poderem desbloquear melhores itens à medida que aumentam a sua reputação entre comerciantes específicos. Embora o tempo disponível na demo não tenha permitido explorar completamente o impacto deste sistema a longo prazo, é evidente que há uma boa profundidade nas opções de personalização e progressão, o que deverá manter os jogadores envolvidos à medida que progridem no jogo.
Uma das mecânicas mais interessantes de Level Zero: Extraction é o uso da luz como arma. Enquanto as armas tradicionais estão disponíveis para os mercenários, a luz continua a ser o único método eficaz para derrotar os monstros. Estes podem regenerar após 35 segundos, mas um bem temporizado sinalizador ou o simples acionamento de um interruptor de luz pode destruí-los instantaneamente. Esta mecânica de luz adiciona uma camada de estratégia muito interessante à jogabilidade, já que, por um lado, é uma ferramenta poderosa contra os monstros, mas, por outro, pode também revelar a posição dos mercenários às equipas adversárias. Além disso, a ausência de respawns para os mercenários torna cada movimento ainda mais crítico, pois um erro pode custar a partida inteira. No entanto, mesmo após a morte, os jogadores podem continuar a apoiar a sua equipa, assumindo o controlo de um drone que pode identificar objetos e fornecer suporte através de uma lanterna.
Level Zero: Extraction aposta fortemente numa jogabilidade estratégica e cooperativa, com um excelente equilíbrio entre tensão e ação. A constante necessidade de gerir recursos, evitar monstros, competir com outros mercenários e tomar decisões rápidas torna cada partida emocionante e imprevisível. A DogHowl Games demonstrou grande atenção ao detalhe na criação de uma experiência envolvente, onde cada escolha tem consequências e a coordenação em equipa é essencial. Embora ainda haja muito por revelar, o potencial de Level Zero: Extraction é inegável, prometendo uma mistura única de terror e ação que deverá atrair tanto fãs de shooters de extração como de jogos de terror.
Level Zero: Extraction é uma combinação eficaz de shooter de extração e survival horror. A tensão constante, a jogabilidade estratégica e a profundidade de personalização e progressão fazem deste título uma aposta sólida para quem procura uma experiência de jogo desafiadora e envolvente. Se estás à procura de um jogo que mistura terror com ação estratégica, Level Zero: Extraction poderá ser exatamente o que precisas. A expectativa em torno deste título é alta, e a sua estreia no Steam Early Access será certamente um momento decisivo para o futuro do jogo. Com a promessa de uma versão para consolas e mais conteúdos a caminho, este é um título que merece estar na tua lista de observação.