Antevisão: Nocturne

Introdução

Nocturne é um jogo que mistura dois géneros bastante distintos, o RPG e o ritmo. Desenvolvido pela Pracy Studios, este título tem lançamento previsto para 2025 e apresenta uma premissa intrigante: uma jovem chamada Karma, que após a morte, tem a sua mente transferida para um mundo digital chamado Maya, onde pode interagir com outras almas e até com vivos. Nocturne pretende oferecer uma experiência única ao combinar elementos narrativos de RPG com combates baseados em jogos de ritmo, algo que desperta bastante curiosidade.

Jogabilidade

A jogabilidade de Nocturne destaca-se pelo seu sistema de combate, onde cada confronto é apresentado como uma música que o jogador precisa de completar. Karma, a protagonista, tem a capacidade de lutar contra criaturas corrompidas e curar o mundo à sua volta. No entanto, o combate pode tornar-se repetitivo rapidamente, uma vez que inimigos semelhantes partilham as mesmas músicas, e os encontros duram entre 30 segundos a um minuto. Existe a opção de acelerar os combates através de “críticos” ativados ao pressionar a barra de espaço, mas mesmo assim as lutas podem parecer demoradas.

Outro aspeto da jogabilidade é a possibilidade de evitar confrontos, mas, na demo, Karma era demasiado lenta para fugir da maioria das criaturas, o que acabava por forçar o jogador a lutar na maioria das situações. Espera-se que esta limitação seja ajustada na versão final do jogo.

Mundo e história

A história de Nocturne é um dos seus pontos fortes. Karma, recém-chegada ao mundo digital de Maya, descobre rapidamente que o sistema está inativo há mais de 1000 anos e que a sua presença é uma anomalia. Acompanhada por Kimothy, um rapaz que explora Maya, Karma vai enfrentar criaturas perigosas e descobrir que o mundo está em colapso. A corrupção que afeta Maya não só distorce o ambiente, como ameaça a sobrevivência das almas que habitam este mundo.

O jogo promete uma narrativa envolvente, com personagens interessantes como Satoru e Yako, e um mistério central que envolve tanto a corrupção do mundo como a procura pelo irmão de Karma. A demo oferece apenas um vislumbre do enredo, mas é suficiente para despertar curiosidade sobre o destino de Karma e os segredos de Maya.

Grafismo

Visualmente, Nocturne não impressiona. Os sprites das personagens parecem um pouco desatualizados e poderiam beneficiar de um maior polimento. No entanto, os cenários, embora também necessitem de melhorias, apresentam potencial para criar uma atmosfera envolvente no mundo de Maya. Espera-se que o estúdio consiga aprimorar a apresentação gráfica até ao lançamento, tornando o jogo visualmente mais apelativo.

Som

Sendo um jogo de ritmo, a banda sonora de Nocturne desempenha um papel crucial. As músicas apresentadas na demo são cativantes e bem adaptadas ao ambiente do jogo. No entanto, a repetição das mesmas canções durante os combates pode tornar-se monótona ao fim de algum tempo, o que é um problema num jogo com este foco. Ainda assim, a música dos combates com os chefes destaca-se e deixa antever que a banda sonora completa poderá surpreender de forma positiva.

Conclusão

Nocturne tem todos os ingredientes para se tornar uma experiência memorável, com uma história intrigante e um conceito original. No entanto, existem preocupações em relação à repetição dos combates e à falta de polimento visual. Se a Pracy Studios conseguir corrigir esses problemas, especialmente na fluidez do sistema de combate e na apresentação gráfica, o jogo poderá ter sucesso. O potencial está lá, mas será necessário afinar alguns detalhes para garantir que Nocturne se destaca tanto como um RPG como um jogo de ritmo.

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