Introdução
Conscript é um jogo de terror de sobrevivência que leva os jogadores para os horrores da Primeira Guerra Mundial, especificamente durante a batalha de Verdun, em 1916. Desenvolvido pela Catchweight Studio, este título é uma verdadeira carta de amor ao género de survival horror clássico, mas com uma abordagem única. Ao contrário de muitos jogos do género que envolvem fantasmas ou criaturas sobrenaturais, Conscript baseia o seu terror na brutalidade crua e na tensão psicológica da guerra, colocando os jogadores no papel de um soldado conscrito francês a lutar pela sobrevivência tanto física como mental nas trincheiras devastadas. O jogo destaca-se por uma atmosfera sombria, mecânicas de jogabilidade tensas e um design de mapa intrincado, tudo isto envolvido numa narrativa que equilibra desespero e camaradagem.
Jogabilidade
Conscript é um jogo que segue as raízes tradicionais do survival horror, com um grande foco na gestão de recursos, exploração e combate estratégico. A jogabilidade é baseada em interações que lembram clássicos do género, como Resident Evil e Silent Hill. O jogador terá de lidar com uma constante escassez de munição e itens de cura, sendo forçado a escolher cuidadosamente entre enfrentar inimigos ou poupar recursos para confrontos futuros. O combate, embora simples, é tenso e gratificante, utilizando um sistema de mira que recompensa precisão, mas que também adiciona stress devido à escassez de balas. Além de armas de fogo, os jogadores têm acesso a armas de combate corpo a corpo, como pás, que podem ser usadas tanto para lutar como para interagir com o ambiente.
O sistema de progressão é muito baseado no clássico design de chave e fechadura, em que o jogador desbloqueia novas áreas à medida que encontra ferramentas e chaves específicas. Os puzzles, embora não sejam especialmente complexos, contribuem para o ritmo e tensão, e a repopulação de inimigos em áreas já visitadas mantém o jogador constantemente em alerta. Apesar de o combate ser inevitável na maioria das situações, há momentos em que é possível evitar patrulhas inimigas, escondendo-se em pontos estratégicos. Este equilíbrio entre confronto direto e furtividade oferece uma variedade interessante na forma como o jogador pode abordar as ameaças.
Mundo e história
Conscript destaca-se pelo seu ambiente denso e opressivo, recriando fielmente a sensação de desespero e horror vivida nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. O jogo não só apresenta cenários devastados pela guerra, como também incorpora a desorientação e claustrofobia através de interiores apertados e cheios de inimigos. As trincheiras são um verdadeiro labirinto, e a falta de uma orientação clara obriga o jogador a explorar com cautela, usando mapas detalhados que indicam portas trancadas e puzzles ainda por resolver.
A narrativa de Conscript centra-se na busca do protagonista pelo seu irmão ferido, um tema que, apesar de simples, ganha profundidade através de flashbacks que mostram momentos de alívio e nostalgia. Estes momentos fora das trincheiras contrastam fortemente com o horror constante, oferecendo pequenos respiros emocionais que tornam a história mais envolvente. Além disso, o jogo inclui interações com outros soldados, que apresentam diálogos curtos e carregados de humor negro, reforçando o senso de camaradagem em meio ao caos. Embora a história principal seja bastante linear, a maneira como o jogo constrói a sua atmosfera e personagem principal é eficaz em manter o jogador investido.
Grafismo
Conscript utiliza um estilo gráfico retro, com uma vista isométrica que lembra os clássicos jogos de terror dos anos 90. Esta escolha estilística não só contribui para o tom nostálgico do jogo, como também é eficaz em criar uma atmosfera densa e sufocante. A paleta de cores é sombria e limitada, dominada por tons de verde, castanho e vermelho, que reforçam o ambiente de guerra e decadência. A iluminação é usada de forma inteligente, com o contraste entre as luzes amareladas e o escuro das trincheiras a destacar a opressão e o perigo constante.
Os ambientes são detalhados o suficiente para transmitir o estado deplorável das trincheiras, com corpos em decomposição, ratos e destroços de guerra por todo o lado. O design das áreas, que se interligam e se expandem à medida que o jogador avança, é denso e complexo, forçando o jogador a familiarizar-se com cada canto para não se perder. Embora o estilo gráfico possa parecer simplista para os padrões atuais, é perfeitamente adequado para o que o jogo pretende alcançar, mantendo o foco na jogabilidade e atmosfera.
Som
O design sonoro de Conscript é igualmente impressionante, contribuindo significativamente para a construção da sua atmosfera tensa. A trilha sonora é discreta e minimalista, composta por temas que se misturam com os sons do ambiente, como explosões distantes, tiros e o sussurro do vento nas trincheiras. Esta escolha de som ambiental reforça a sensação de isolamento e vulnerabilidade, colocando o jogador no centro de um campo de batalha silencioso, onde o perigo pode surgir a qualquer momento.
Os efeitos sonoros de combate também são bem executados. O som de armas a disparar, o impacto de uma pá contra o crânio de um inimigo e os gritos dos soldados feridos adicionam peso e intensidade a cada confronto. As interações com objetos do ambiente, como abrir portas trancadas ou quebrar barris, também têm sons distintos que ajudam a imergir o jogador no mundo do jogo. A ausência de uma trilha sonora constante mantém o foco nos sons ambientais, aumentando a tensão em momentos de silêncio.
Conclusão
Conscript é um exemplo soberbo de como o terror de sobrevivência pode ser adaptado para novos cenários, sem perder a essência que torna o género tão apelativo. Ao transportar o jogador para um dos períodos mais brutais da história, o jogo destaca-se por oferecer uma experiência profundamente atmosférica e angustiante, onde a sobrevivência não depende apenas de vencer inimigos, mas de gerir recursos escassos e navegar por um mundo opressor e desorientador.
Embora o combate possa, por vezes, ser frustrante devido a inconsistências na mecânica de cambaleio, e o design isométrico dificulte a precisão em alguns momentos, estes são pequenos detalhes num jogo que, no geral, cumpre amplamente o que se propõe. Conscript é uma experiência recomendada para fãs de survival horror, especialmente para aqueles que apreciam um desafio e estão à procura de uma abordagem única ao género, com um cenário histórico raro e uma atmosfera de cortar a respiração.