O ano de 2014 foi um marco na indústria dos videojogos, marcado por uma grande variedade de lançamentos, várias inovações tecnológicas, mas também algumas desilusões. O ano ficou marcado por alguns jogos que se tornariam verdadeiros clássicos modernos.
Dragon Age: Inquisition – O RPG da BioWare cativou jogadores com a sua narrativa rica, mundo expansivo e personagens inesquecíveis. Foi eleito Jogo do Ano em diversas premiações.
Middle-earth: Shadow of Mordor – Este título inovou ao introduzir o Sistema Némesis, que permitia inimigos personalizados e dinâmicas únicas, tornando-se uma surpresa para fãs de ação e aventura. Dentro dos jogos inspirado no mundo de Tolkien continua a ser um dos melhores e o sistema Némesis é ainda hoje lembrado com saudade e alguma raiva, já que a sua patente impede que seja utilizado por outros estúdios.
South Park: The Stick of Truth – Uma obra-prima para os fãs da série, este RPG, criado em colaboração com os criadores da série, Trey Parker e Matt Stone, capturou perfeitamente o humor irreverente e a essência de South Park. Com mecânicas simples e uma narrativa hilariantemente caótica, o jogo conquistou tanto os fãs como os críticos.
Destiny – A Bungie lançou uma experiência de tiro em primeira pessoa online com elementos de MMO, oferecendo um universo expansivo e promissor. Este foi um dos jogos que lançou todas as grandes editoras numa corrida pelo seu próprio jogo “Live service”, uma tendência que ainda continua atual. Entretanto a Bungie sofreu uma série de transformações internas, desde sair do acordo com a Activision para se tornar independente, até ser comprada pela Sony.
Em termos de inovação, 2014 foi um ano de transição e amadurecimento para a nova geração de consolas. Os gráficos continuaram a evoluir, com motores como o Unreal Engine 4 e o Frostbite a estabelecerem novos padrões visuais. A realidade virtual também começou a ganhar forma, com o Oculus Rift a gerar entusiasmo no mercado.
Embora 2014 tenha trazido grandes sucessos, também foi um ano marcado por lançamentos que não corresponderam às expectativas. Alguns exemplos desses lançamento são:
Watch Dogs – Antes do lançamento, Watch Dogs era visto como o próximo grande marco nos jogos de mundo aberto, com trailers que prometiam gráficos de ponta e uma jogabilidade inovadora centrada em hacking. No entanto, o produto final revelou-se inferior ao que foi mostrado nos materiais promocionais, com gráficos reduzidos, uma história genérica e mecânicas que não atingiram todo o seu potencial.
Sonic Boom: Rise of Lyric – Este jogo para a Wii U foi um desastre completo. Prometendo revitalizar a franquia Sonic, Rise of Lyric foi criticado por bugs constantes, uma jogabilidade pobre e uma história sem inspiração. Tornou-se um dos piores jogos da série e um exemplo do que não fazer com um ícone dos videojogos.