Há 20 anos estávamos a jogar

O ano de 2004 foi um ano memorável para a indústria dos videojogos. Num período em que as consolas da sexta geração, PlayStation 2, Xbox e GameCube, estavam no auge, e o PC continuava a afirmar-se como uma plataforma robusta, o ano destacou-se por trazer alguns dos lançamentos mais marcantes de sempre e inovações técnicas que moldaram o futuro da indústria. Alguns jogos continuam ainda presentes no mercado, outros mostraram uma resiliência notável.

Os principais lançamentnos do ano foram:

Grand Theft Auto: San Andreas – A Rockstar Games revolucionou mais uma vez com San Andreas, expandindo a fórmula de mundo aberto apresentada em títulos anteriores. Com um mapa gigantesco que abrangia três cidades fictícias, uma história inspirada no cenário gangsta dos anos 90 e mecânicas de personalização nunca antes vistas, o jogo rapidamente se tornou um marco cultural. Entretanto muitos dos truques do jogo foram revelados, o mapa não é tão grande como parecia por exemplo, mas o jogo continua a ser um dos mais reverados da série.

Half-Life 2 – Lançado pela Valve, Half-Life 2 trouxe uma narrativa imersiva, uma jogabilidade inovadora e gráficos avançados para a época, graças ao motor Source. A introdução da Gravity Gun redefiniu a interação com o ambiente, enquanto o enredo intenso cimentou a saga como uma das mais respeitadas do gaming. Com o tempo Half-Life 2 continuou a ser lembrado como um dos melhores jogos de sempre, um jogo revolucionário que nem a própria Valve soube superar.

World of Warcraft – O MMORPG da Blizzard estreou-se em novembro de 2004, dando início a uma era de gaming social. Com um mundo vasto e dinâmico, WoW cativou milhões de jogadores, redefinindo o género e estabelecendo um padrão que outros jogos tentaram seguir. WoW continua a ser o maior MMORPG do mercado 20 anos depois e só por isso é notável.

Halo 2 – Para os fãs de FPS nas consolas, Halo 2 tornou-se indispensável. Introduziu o multijogador online através do Xbox Live, tornando-se num dos primeiros grandes sucessos de jogos competitivos online nas consolas.

Nem tudo foram rosas, alguns jogos destacaram-se pela negativa.

Driv3r – O terceiro jogo da série Driver foi uma das maiores decepções do ano. Embora a série fosse conhecida pela sua jogabilidade divertida, Driv3r tentou incorporar elementos de ação semelhantes a Grand Theft Auto mas falhou em ambos os aspectos.

GoldenEye: Rogue Agent – Com um nome inspirado no lendário GoldenEye 007 da Nintendo 64, este spin-off da série James Bond foi recebido com entusiasmo mas revelou-se uma experiência genérica e desapontante. A narrativa era pouco envolvente, e a jogabilidade não conseguiu destacar-se no mercado competitivo de shooters.

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