A Microsoft, em colaboração com a Founderz, acaba de anunciar o lançamento do AI Skills 4 All, um curso online gratuito que tem como objetivo promover um maior conhecimento sobre como utilizar a Inteligência Artificial (IA) no dia a dia, seja em casa ou no trabalho. Disponível em 10 países europeus, incluindo Portugal, esta formação de oito horas, integrada no programa Microsoft AI National Skilling, foi concebida para responder às necessidades de todos os níveis de competência, independentemente do conhecimento técnico prévio dos participantes.
A criação desta ação formativa surge no seguimento da aposta da Microsoft na capacitação de trabalhadores de todo o mundo nas novas competências digitais, sobretudo competências relacionadas com a IA generativa. De acordo com o mais recente Work Trend Index da Microsoft e LinkedIn, que avalia as tendências do mercado de trabalho a nível global, 75% dos trabalhadores do conhecimento já utilizam IA generativa, e quase 80% afirmam fazê-lo por acreditarem que estas competências são essenciais para se manterem competitivos no mercado. Dada a crescente relevância desta tecnologia, o mesmo estudo demonstra que perto de metade dos trabalhadores quer mudar de emprego já no próximo ano, no sentido de procurar novas oportunidades de trabalho relacionadas com IA.
Perante esta realidade, a Microsoft tem como missão capacitar 100 milhões de pessoas, globalmente, com competências em IA. E é neste contexto que surge o AI Skills 4 All, um curso que aborda tópicos essenciais que permitem aos participantes obter uma compreensão sólida sobre a IA – como o seu potencial, técnicas eficazes e utilização responsável – e aprender a aplicá-la tanto na vida pessoal como profissional. O seu formato de ritmo próprio permite aos interessados aprender mediante a sua disponibilidade. Após a conclusão da formação, os participantes terão a oportunidade de receber um Microsoft Achievement Badge para certificar as suas novas competências.
“Se conseguirmos capacitar 100 milhões de pessoas nesta tecnologia, podemos realmente criar um grande impacto em todo o mundo e ajudar a acelerar a transformação da IA não só para os clientes, mas também para o público em geral. Ao fazer isso, estamos a ajudá-los a manterem-se à frente neste cenário tecnológico em rápida evolução, ao mesmo tempo que demonstramos o potencial transformador da IA nas tarefas diárias. Este programa destaca como a IA pode simplificar fluxos de trabalho, aumentar a produtividade e impulsionar a inovação, tornando mais fácil para todos verem e perceberem as vantagens de integrar soluções de IA nas suas operações diárias”, refere Sofia Vaz Pires, COO da Microsoft Portugal.
A iniciativa AI Skills 4 All vai estar a decorrer até junho de 2025.
Microsoft aposta na capacitação em todo o mundo
Para além deste programa, a Microsoft conta ainda, a nível global, com a iniciativa Microsoft Learn, um hub de aprendizagem gratuito, cujo propósito consiste em preparar as pessoas e organizações para adquirir competências técnicas em IA e outras tecnologias. Os módulos de aprendizagem abrangem todos os níveis, desde o básico ao avançado, para todas as profissões. Da criação dos próprios copilotos com IA generativa à aquisição de conhecimentos sobre segurança ou IA para empresas em fase de arranque, o programa oferece uma multiplicidade de oportunidades para impulsionar a transformação pessoal e organizacional.
No que concerne a iniciativas locais, a Microsoft promove também outros projetos, dos quais são exemplo:
· A PS AI Skilling Academy, uma iniciativa que conta com a colaboração da Rumos e que visa desenvolver as competências dos profissionais das Tecnologias de Informação das entidades públicas. A academia tem como principal propósito apoiar as necessidades de up-skilling dos profissionais de TI do setor público através da formação, totalmente gratuita, adaptada às necessidades dos participantes e apresentada em português.
· O AI Business School, dinamizado pelo Instituto Nacional de Administração (INA), em parceria com a Microsoft, e ministrado por seis instituições de ensino superior, é o primeiro curso em IA para a Administração Pública em Portugal. Com o objetivo de qualificar 1.000 técnicos superiores e dirigentes da Administração Pública até 2026, esta iniciativa, que conta com o apoio do PRR, consiste num curso online cujo principal propósito se prende com a capacitação destes profissionais com as competências necessárias para desenvolver estratégias que valorizem o potencial da IA nas suas organizações, equipas e projetos.
· O AI Summit for Higher Education, uma iniciativa destinada a decisores do ensino superior, promove a reunião de líderes e especialistas para discutir o impacto da IA na transformação do setor da educação. Nestes eventos os temas abordados vão desde a personalização do ensino à automação de tarefas administrativas.
· O AI Innovation Factory, o centro de inovação em IA recentemente inaugurado em Lisboa pela Microsoft em colaboração com a Accenture, a Avanade e a Unicorn Factory Lisboa. Este projeto tem como principal objetivo acelerar a adoção da IA por empresas públicas e privadas de todos os setores, contribuindo assim para o crescimento sustentável do país por meio de novos cenários de inovação digital.
Saiba mais sobre os eventos e percursos formativos disponibilizados pela Microsoft em: Formação em Competências de Inteligência Artificial.