Introdução
Not for Broadcast: The Timeloop é a conclusão de uma jornada que começou em 2020 com o lançamento em Early Access do jogo original. Not For Broadcast é um jogo FMV que mistura puzzles e gestão, colocando os jogadores no comando da mesa de edição de um noticiário numa realidade alternativa da Europa dos anos 80. O jogo rapidamente se destacou pela sua jogabilidade criativa e narrativa envolvente, explorando o poder dos media na formação da opinião pública. Após vários capítulos, atualizações e até mesmo uma edição de realidade virtual, The Timeloop marca o fim do desenvolvimento do jogo, oferecendo uma nova e interessante abordagem à fórmula estabelecida, ao introduzir uma narrativa de ciclo temporal. Com uma duração de cerca de quatro a cinco horas, este DLC traz de volta os elementos que tornaram a série memorável: personagens carismáticas, humor afiado e uma jogabilidade que mistura mecânicas de transmissão de notícias com o caos de um ciclo temporal. Este é um final apropriado para uma série que soube, ao longo dos anos, cativar os jogadores com as suas reviravoltas narrativas e jogabilidade única.
Jogabilidade
A jogabilidade em Not for Broadcast: The Timeloop mantém muitos dos elementos que fizeram o jogo original tão divertido, mas com algumas novidades para acomodar a narrativa do ciclo temporal. No centro da experiência está novamente a mesa de edição, onde o jogador deve alternar entre várias câmaras, censurar linguagem ofensiva e escolher anúncios, tudo em tempo real para manter a audiência interessada. No entanto, a adição do ciclo temporal altera um pouco a fórmula. Em vez de se focar apenas nas classificações de audiência, agora o jogador precisa de encontrar pistas através dos diferentes ciclos para resolver o mistério por detrás do evento.
Em alguns momentos, a jogabilidade afasta-se da mecânica central de controlar câmaras, permitindo que o jogador se concentre mais na narrativa. Este ajuste torna-se essencial à medida que a história se desenrola, com momentos de diálogo e interações que exigem atenção para desvendar as informações necessárias. Apesar desta mudança, o núcleo da jogabilidade ainda oferece desafios interessantes, e o jogo faz um excelente trabalho ao equilibrar as novas mecânicas com o que os fãs já apreciavam nos capítulos anteriores.
Mundo e história
A história de Not for Broadcast: The Timeloop começa com uma transmissão aparentemente comum no Dia 126 da carreira de Alex Winston no Channel One, mas rapidamente mergulha no inesperado. Durante um programa especial intitulado The Night of Smiles, dois cientistas introduzem ao vivo a sua invenção, o Euphoria Device, que supostamente iria infundir felicidade em toda a população. No entanto, o dispositivo falha e, em vez de gerar felicidade, cria um ciclo temporal, enviando todos de volta no tempo, repetindo o mesmo dia de forma interminável. O que diferencia The Timeloop é a sua exploração do conceito de uma narrativa de ciclo temporal, algo que já foi visto em várias outras obras de ficção, mas que aqui é tratado com o toque de humor característico da série. O jogador, no papel de Alex, e o chefe do estúdio, Boseman, são os únicos que mantêm as suas memórias intactas, e cabe a eles descobrir como quebrar o ciclo e impedir que o dispositivo seja ativado. Ao longo da narrativa, personagens familiares voltam a aparecer, e o jogo faz um excelente trabalho em equilibrar a história principal com momentos de pura comédia, mantendo os jogadores sempre envolvidos.
Grafismo
Em termos de apresentação visual, Not for Broadcast: The Timeloop mantém o charme retro dos noticiários dos anos 80 que os jogadores já conhecem. O jogo continua a destacar-se pelo seu uso criativo de vídeos FMV, com atores reais a interpretar os eventos em tempo real. Embora os cenários sejam limitados ao ambiente do estúdio de televisão, o design visual é eficaz e, acima de tudo, adequado ao estilo da época em que o jogo se passa. Os visuais permanecem simples, mas é na atenção ao detalhe que Not for Broadcast brilha. O uso de cores, iluminação e adereços para recriar o ambiente de uma estação de televisão dos anos 80 é notável, e o estúdio de televisão torna-se quase um personagem por si só, com a sua própria personalidade e charme. Além disso, a diversidade de figurinos e a caracterização dos personagens dão ao jogo um visual variado e interessante, mesmo que a maioria da ação se desenrole num só espaço.
Som
A banda sonora e o design de som de Not for Broadcast: The Timeloop continuam a ser pontos fortes da série. Desde a música ambiente que evoca o estilo dos anos 80 até às trilhas sonoras dos anúncios fictícios e programas televisivos, o jogo apresenta um design sonoro muito bem executado. Um destaque especial vai para as performances dos atores, que mais uma vez fazem um trabalho excecional ao trazer humor e emoção a cada cena. O elenco principal, liderado por Jeremy Donaldson e Patrick Bannon, continua a ser uma das maiores forças do jogo, e o humor subtil nas suas interações garante várias gargalhadas ao longo da experiência. Outro aspeto que merece menção é o uso criativo da música dentro do jogo. A sequência musical que faz parte da narrativa de The Timeloop, que inclui a canção The Unsuitable Adventures of Mr Bear and Chums, oferece um toque inesperado e memorável, mostrando que o jogo não tem medo de experimentar diferentes estilos e tons. Este elemento adiciona um nível de imersão à narrativa que não é frequentemente visto em jogos FMV.
Conclusão
Not for Broadcast: The Timeloop é uma conclusão mais do que adequada para uma série que, ao longo dos últimos anos, conseguiu conquistar um público fiel com a sua combinação única de jogabilidade FMV, narrativa criativa e humor sagaz. Embora o conceito de um ciclo temporal já tenha sido explorado em vários outros formatos, a abordagem leve e cómica de Not for Broadcast faz com que esta seja uma experiência refrescante e divertida, mesmo para quem já está familiarizado com o género. O jogo oferece uma boa mistura de nostalgia dos anos 80 com uma jogabilidade envolvente, e, ao encerrar a história com The Timeloop, a NotGames conseguiu criar um final que homenageia tudo o que os fãs adoraram na série. Para quem já jogou os capítulos anteriores, este DLC é essencial, e para quem está a descobrir o jogo agora, a edição completa de Not for Broadcast é uma excelente oportunidade para mergulhar neste mundo. No final, The Timeloop é um adeus agridoce à equipa do National Nightly News, mas encerra a série no auge, deixando os jogadores ansiosos pelo que a NotGames poderá trazer no futuro.