A Electronic Arts (NASDAQ: EA) continua os seus esforços para garantir que os videojogos possam ser apreciados pelo maior número possível de pessoas, e compromete-se com 23 novas patentes no compromisso pioneiro sobre as patentes de acessibilidade, uma iniciativa que torna as ferramentas e tecnologias de acessibilidade disponíveis para programadores de toda a indústria, de forma gratuita.
As 23 patentes estão a ser disponibilizadas após o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e incluem melhorias no reconhecimento e geração de fala e áudio, além de variações de tecnologias anteriormente comprometidas. Além disso, a EA lança um plugin para o Unreal Engine 5 que possibilita o uso da tecnologia de análise de fotossensibilidade da EA – IRIS – dentro do motor de videojogos e que foi disponibilizado como código aberto na atualização do compromisso do ano passado. Com esse plugin IRIS, programadores que criam os seus videojogos no Unreal Engine 5 podem analisar e identificar, em tempo real enquanto os videojogos estão a ser executados, quadros que possam potencialmente afetar pessoas que tenham fotossensibilidade.
“Consideramos que os videojogos devem ser acessíveis para todos e as nossas equipas líderes da indústria estão sempre à procura de novas maneiras de tornar isto uma realidade”, disse Kerry Hopkins, SVP de Assuntos Globais da EA. “Ao tornar essa tecnologia disponível para outros, continuamos a trabalhar para melhorar a acessibilidade e a inclusão para jogadores em todo o mundo, e a remover barreiras de acesso não intencionais.”
O acrescento destas 23 patentes mais que dobra o número total de patentes desde o seu lançamento em 2021. As seis novas tecnologias/patentes adicionadas este ano são:
- Intelligent Personalized Speech Recognition: Sistema de reconhecimento de fala que melhora a precisão e a eficiência do reconhecimento usando mapeamentos fonéticos pessoais para cada utilizador, a fim de melhor entender variações de sotaques e outras variações de pronúncia, como aquelas resultantes das deficiências na fala.
- Generating Expressive Speech Audio From Text Data Sistema que gera áudio de fala expressiva a partir de dados de texto e oferece mais controlo e personalização da fala gerada com base no estilo de fala desejado e nos atributos do locutor.
- Generating Speech in the Voice of a Player of a Video Game: Sistema que pode gerar fala na voz de um jogador [para o seu avatar] com base em dados de amostra mínima de fala, em comparação com as técnicas existentes.
- Voice Aging Using Machine Learning: Sistema que pode envelhecer uma voz de entrada original para a idade alvo desejada, sem exigir amostras adicionais de voz.
- Emotion Based Music Style Change Using Deep Learning: Sistema que infere a emoção de um jogador enquanto joga um videojogo e ajusta a banda sonora de fundo do videojogo para uma melhor combinar com essa emoção.
- Dynamically Selecting Speech Functionality on Client Devices: Sistema que deteta automaticamente e habilita as tecnologias de reconhecimento de fala disponíveis num dispositivo de videojogos.
Entre outras coisas, estas tecnologias patenteadas de acessibilidade podem ser usadas para melhorar a experiência de jogadores com distúrbios na fala ou que preferem e/ou necessitam de assistência para expressar verbalmente as suas intenções. Estas tecnologias poderiam tornar possível que a fala destes jogadores seja reconhecida de forma efetiva e refletida no videojogo de uma maneira que represente a sua idade, emoção, idioma e estilo de fala.
O compromisso da EA com as patentes de acessibilidade dá continuidade aos esforços de acessibilidade existentes na empresa, que ajudam videojogos e experiências a alcançar milhões de jogadores com deficiência em todo o mundo. O portal de acessibilidade da Electronic Arts é um recurso online onde os jogadores podem aprender sobre as funcionalidades de acessibilidade nos videojogos da EA, levantar preocupações e fazer sugestões de melhorias.
No ano passado, a EA comprometeu quatro patentes de acessibilidade que tornam mais fácil para os jogadores jogarem e removerem barreiras dentro dos videojogos. A EA também disponibilizou como código aberto a IRIS, uma ferramenta que facilita aos programadores a análise de conteúdo para detetar luzes intermitentes ou padrões espaciais que alteram rapidamente, e ajuda a identificar possíveis problemas de fotossensibilidade ainda na fase de desenvolvimento.
Em anos anteriores, a EA disponibilizou como código aberto o Fonttik, uma ferramenta que identifica automaticamente texto em conteúdo visual e determina se corresponde aos critérios de tamanho e contraste especificados, e facilita a verificação de que o texto pode ser lido por jogadores com diferentes condições de visão. Em 2021, o primeiro anúncio do compromisso de patentes de acessibilidade da EA incluiu o patenteado ‘Ping System’ usado em Apex Legends™, e que foi amplamente acolhido pelos jogadores.