Site icon ComboCaster

Análise Receiver

Receiver é um jogo da Wolfire que foi criado ao longo de uma semana para um concurso de criação de jogos, no género FPS. Apesar do óbvio curto período de desenvolvimento  e os problemas que isso traz normalmente, Receiver tem um dos conceitos mais originais e refrescantes dentro do género que eu joguei desde à muito tempo, senão sempre.

Desde que me lembro que os FPS se jogam praticamente da mesma maneira. Obviamente foram surgindo novos elementos como veículos  habilidades e fatos nanotecnologicos  mas no fundo não deixam de ser jogos em que apontamos uma arma, disparamos contra uma série de AI normalmente pouco inteligentes e acabamos o jogo normalmente sem qualquer dificuldade.

Recarregar a arma implica normalmente carregar num botão, praticamente todas as armas são iguais simplesmente dão dano diferente e requerem pouca habituação, apesar de maior parte dos FPS insistir em oferecer um arsenal digno do melhor exército do mundo, e isto é no geral um FPS. Porquê é que Receiver é então diferente e refrescante?

Simples. Receiver trata a arma como o aspecto central do jogo de uma forma simplesmente brilhante. Receiver não é de todo um grande jogo e iria até mais longe para lhe chamar pouco mais que uma Tech Demo, mas este foco na arma é simplesmente genial. Não conta com um arsenal enorme como os outros jogos, as armas são realmente muito limitadas. Mas aqueles que estão presentes são distintas e funcionam de forma completamente diferente.

Como é feito então este foco nas armas? Nada aqui se faz sozinho e o mais simples é realmente apontar e disparar. Imaginem um revolver por exemplo. Nos outros jogos funcionam igual a todas as armas. Têm 6 balas normalmente e disparam-nas até ser necessário recarregar, o que demora 1 segundo e implica carregar numa tecla. Em Receiver tudo é mais complicado.

Para começar o jogo não oferece qualquer tipo de tutorial, sendo necessário ir às opções do jogo para aprenderem as teclas e vão ver que são muitas. São colocados num mapa meio futurista armados com algum equipamento que cedo vão perceber que é completamente aleatório, sem qualquer objectivo a não ser recuperar um certo numero de cassetes que se encontram espalhadas pelo mapa. Há um pouco de Slender neste aspecto, sem nenhum aspecto de terror obviamente.

Cedo percebem que sem perceberem como manusear a vossa arma não conseguem sobreviver e sobreviver é sem duvida o grande objectivo do jogo. Se morrerem vão ter que recomeçar tudo de novo. Sim é um desses jogos. Escondidos e também estes com localizações aleatórias estão os inimigos, torres sentinela e drones voadores. Cada um deles morre com poucos tiros mas vão ter que poupar munições e disparar certeiro quando for necessário.

Pelo mapa estão também espalhados os vossos recursos. Munições, lanternas e armas. Tal como disse vão ter que aprender a manusear cada uma das armas de Receiver. Existe uma tecla para quase tudo o que é possível fazer com uma arma real, até patilha de segurança e o jogador é obrigado a aprender a utilizar tudo isso. No revolver por exemplo vão ter que rodar o cilindro para colocar as balas uma a uma ou caso apenas tenham uma bala rodar o cilindro até a bala estar alinha com o cano.

Abrir e fechar o cilindro tem que ser feito manualmente também. As pistolas automáticas oferecem uma jogabilidade diferente. Vão receber alguns carregadores, maior parte meio vazios e que têm que encher manualmente também. Recarregar a arma faz com que a bala que está no cano salte fora e vão ter que a apanhar novamente caso se enganem. Podem aliás descarregar toda a arma desta forma.

O nível de realismo neste aspecto de Receiver é impressionante e apenas com muito treino conseguem lembrar-se do que têm que fazer em situações de perigo. Este é um dos jogos mais inovadores do género que joguei nos últimos anos sem qualquer duvida, mesmo não passando de uma Techdemo. Aconselho todos os amantes de FPSs a dar uma vista de olhos em Receiver, assim como aconselho outros estúdios a utilizar este sistema nos seus shooters, especialmente simuladores militares.

Porque no fundo é apenas uma demo da tecnologia feita em pouco mais de uma semana o preço é também justo. Talvez um dia ainda vejamos um real jogo Receiver, até lá fica a jogabilidade deste, que é deslumbrante. Graficamente é pobre, não existe sequer uma mão a segurar na arma, e o som é no mínimo amador, mas pelo preço vale tanto, mas tanto a pena.

7.5/10