Site icon ComboCaster

Análise LEGO Marvel Super Heroes

Por vezes gostava de voltar atrás para mudar algumas frases das minhas análises. Não porque menti na altura, mas porque lançamentos seguintes tornaram o que eu disse mentira ou pelo menos não tão verdade. Na análise ao LEGO City Undercover disse que esse era o melhor LEGO de sempre, mas com Marvel Super Heroes acabado de lançar essa frase pode já não ser verdade. Não me levem a mal, City Undercover é fantástico, mas Marvel Super Heroes tem 150 das melhores personagens da Marvel num esquema de jogo semelhante, portanto torna-se muito difícil não passar a coroa para a mais recente entrada na série.

Com os super heróis da Marvel mais populares do que nunca com filmes a sair todos os anos, séries de animação e live action de grande sucesso nas nossas TVs e a banda desenhada fiel à qualidade habitual, esta é a melhor altura para se ser fã e este jogo vem capitalizar nisso mesmo. Mas não se trata de um uso barato e foleiro de uma licença, mas de um dos melhores jogos LEGO. A formula não mudou assim tanto desde o lançamento de LEGO Star Wars, mas todos os lançamento inovam de uma forma ou outra e não se limitam a colocar a mesma jogabilidade noutro ambiente, pois todos os universos que vão aparecendo têm algumas características especiais que a TT tenta aproveitar.

Esta não é a primeira vez que vemos um LEGO de super heróis. O ano passado saiu o segundo LEGO Batman, mas apesar de ter qualidade não sequer perto da grandiosidade de Marvel Super Heroes, com o seu elenco enorme e grande cidade para explorar. Podem encontrar os vossos heróis favoritos, desde o Wolverine, Iron Man, Homem-Aranha ,Thor ou o Hulk cada um com as suas habilidades mais conhecidas. Tratando-se de um jogo LEGO não estava realmente à espera de grande fidelidade relativamente ao material de origem, mas ela existe realmente, com todas as habilidades a terem o efeito esperado, excepto uma ou duas que foram enfraquecidas um pouco por questões de equilíbrio.

De resto podem encontrar o humor característico dos jogos LEGO , apesar de este parecer apontado a um publico um pouco mais jovem o que resulta em algumas piadas demasiado infantis, mas no geral é muito próximo daquilo que encontrámos anteriormente. Estes jogos nunca foram para ser realmente levados a sério, portanto algumas piadas infantis não estragam realmente a experiência para o resto. Aquilo que realmente mudou foi a jogabilidade. Apesar de parecer familiar, a quantidade de personagens e variedade de poderes fazem com que esta tenha uma profundidade muito superior aquela que teve até agora.

A exploração livre também está de volta, desta vez em Nova York. Neste aspecto podem fazer o que sempre fizeram, explorar, encontrar peças ou roubar carros entre outros eventos. A condução de veículos continua a ter alguns problemas e tudo o que envolve voar é uma carga de trabalhos. Felizmente há tanto para gostar e fazer que esses problemas são rapidamente esquecidos. O maior problema na minha opinião é realmente a falta de dificuldade. Esta já era notória nos jogos anteriores e eu gostaria que com o tempo a TT se lembra-se que alguma penalidade por morrer é bem vinda, pois mesmo para os mais novos demasiada facilidade pode criar algum tédio.

Apesar de ser um jogo fantástico, Marvel Super Heroes mostra que a fórmula começa a ficar um pouco gasta e a TT precisa realmente de introduzir novidades, pois trocar o universo do jogo não é suficiente se a jogabilidade e mecânicas de jogo se mantêm as mesmas durante tanto tempo. O humor da série ainda tem piada mas não funciona particularmente bem aqui e acaba por ser salvo pela qualidade das personagens com que a TT trabalhou. Se acompanham a série à muito tempo vão notar muito mais estes problemas, mas se apenas são fãs da Marvel e nunca jogaram um titulo LEGO então vão adorar. Este é sem duvida um dos melhores mas é demasiado sacrificado pela exaustão das mesmas ideias do passado.

9/10