Site icon ComboCaster

Análise: Fluxx

Depois de analisar algumas edições temáticas, recebemos finalmente a versão original do jogo Fluxx. Por um lado é fantástico ver como tudo começou, no entanto acaba por se tornar uma desilusão para um jogador habitual de Fluxx e de jogos em geral. A falta de creepers e cartas surpresa tornou o jogo demasiado simples e aleatório. Depois de ler um pouco consegui concluir também que nem sempre foi assim e na versão anterior do jogo estas cartas estavam presentes.

Desta forma ficam apenas, Actions, Keepers, novas regras e objectivos. O jogo desenrola-se da forma habitual, excepto que não nos preocupamos com Creepers nem com jogadas de outros jogadores no nosso turno.

Existem alguns tipos de cartas diferentes, mas vamos começar pelos Goals ou seja, objectivo. Estas cartas são as que nos permitem ganhar o jogo, pelo menos em maior parte dos casos pois à medida que vamos jogando vamos percebendo que se pode ganhar de outras formas. Os Goals são normalmente muito simples e dizem algo como, o jogador que possuir esta e aquela carta ganha. Estas cartas que são necessárias sãos os Keepers. Os Keepers além de nos fazerem ganhar o jogo podem ter uma série de boas habilidades.

As cartas que permitem muitas vezes mudar o jogo são as Actions, ou acções, e são cartas que entram, fazem o seu efeito e saem automaticamente. O ultimo tipo de cartas que existe em todos os jogos Fluxx são as cartas New Rule, novas regras. Como já disse existe apenas uma regra básica normalmente, mas o que faz de Fluxx é tão divertido é o facto de as regras estarem constantemente a mudar. Ao contrário dos objectivos que substituem as cartas que estão em cima da mesa, as novas regras vão-se acumulando. O jogo começa sempre com o jogador a ir buscar uma carta e a jogar um carta, mas rapidamente estamos a ir buscar 4 ou 5 cartas ou a jogar a nossa mão toda.

Infelizmente para quem já jogou com Creepers, Ungoals e cartas surpresa, a versão base de Fluxx acaba por ser demasiado simples e aleatório. É difícil ter uma estratégia como em Zombie Fluxx, onde é possível delinear uma série de caminhos para a vitória. Aqui acaba mais parte das vezes por se resumir a esperar que uma carta saia.

Para quem nunca jogou Fluxx, esta é uma boa forma de começar, no entanto os veteranos do jogo e TableTop em geral irão achar que este foi um passo atrás.