Site icon ComboCaster

Análise: Etherium

Etherium é um RTS sci-fi da Tindalos Interactive. Apresentando o potencial para grandes batalhas, ambientes dinâmicos e campanhas longas, o foco do jogo é a luta para recolher um recurso precioso chamado etherium. Para começar, os jogadores escolhem uma de três facções: o Consórcio representam seres humanos, os Intar, cuja fé tornou-os fanáticos e os Vectides, uma cultura ressuscitada a partir do etherium. Estas facções disputam o recurso etherium, que vem de animais inter-dimensionais que o colocam num lote seleto de planetas.

Cada facção luta com as suas próprias unidades individuais e bónus, existindo um bom equilíbrio entre fações. Cada facção tem uma selecção decente de infantaria, veículos terrestres e aéreos disponíveis, com unidades de maior poder proporcionando uma vantagem sobre certas categorias de tropas. Há também unidades colossais, que são essenciais para destruir rapidamente edifícios inimigos.

Cada luta terá lugar em um dos seis planetas no jogo, com cada um tendo um ambiente único. Coisas como tempestades de areia , tornados e condições árticas interferem com as nossas unidades. Isto adicionam um elemento agradável de estratégia inesperado ao jogo. Os mapas em si são divididos em setores, e os jogadores devem enviar equipas de comunicações para criar edifícios em pontos designados para expandir seu alcance em cada setor.

O modo de conquista vai dar aos jogadores a campanha mais longa fora de qualquer coisa no jogo, mas torna-se um problema em toda a campanha no estágio inicial. Os jogadores têm de gastar pontos de investigação para desbloquear várias unidades e novos níveis tecnológicos, ou seja, as primeiras voltas são gastos sem a capacidade de fazer unidades de maior porte. Isso pode fazer das primeiras experiências de combate um pouco enfadonhas e repetitivas, especialmente quando apenas temos soldados de infantaria.

O mapa galáctico é um modo de conquista exclusivo, onde os jogadores determinam que planeta vão atacar e serve apenas como um breve interlúdio entre as lutas da campanha. Acrescentado o gimmick “jogo de cartas” para o mapa galáctico adiciona uma aleatoriedade à campanha que se sente desnecessária. O modo Skirmish oferece a ação mais divertida, e permite ambos 1 vs 1 e 2 vs 2. Utiliza os mesmos mapas do modo de conquista o que pode levar a uma grande quantidade de repetição em termos de mapas.

Depois de algumas horas de jogo, a AI também se torna relativamente previsível nos seus ataques, permitindo uma vitória certa. Além disso, o enredo do jogo nunca realmente evolui para nada além “tudo que eles querem é o recurso etherium”.