Indo buscar inspiração ao clássico Alien Breed e menos à nova fornalha de jogos da série que saíram alguns anos, Lumencraft é um shooter top-down com mecânicas de mining e construção de estruturas. Não é um jogo particularmente impressionante visualmente, mas duvido que fosse esse o foco da atenção dos seus criadores, especialmente porque em termos de jogabilidade, Lumencraft é realmente interessante. A maior particularidade da jogabilidade é a mecânica de perfuração.
Tendo como palco a Terra do ano 2221, a Terra em si está bem longe daquilo que conhecemos hoje em dia. A superfície do nosso planeta é agora um deserto inabitável onde existem pequenos focos de vida que vivem maioritariamente no subsolo. Foi descoberto um novo mineral que pode ajudar à salvação da humanidade, Lumen, e é por causa deles que escavamos.
Lumencraft encontra-se ainda em acesso antecipado na Steam e neste momento não tem grande coisa em termos de história. Não acredito que seja essencial e duvido que mesmo no lançamento vá existir muito em termos de narrativa. Cada nível do jogo envolve uma rede de minas e um reator no centro. O jogador tem de recolher recursos para sobreviver ao assalto das criaturas que vêm das profundezas da Terra. Existem dois recursos que precisamos, Metal, que é usado para construir estruturas, e Lumen, que é usado em todo o resto. Ambos são adquiridos perfurando as costuras brilhantes espalhadas pela rocha. Perfurar não é uma mecânica fácil de se tornar divertida, mas os criadores de Lumencraft fizeram um trabalho decente.
A forma como a nossa broca gigante funciona e a forma como sentimos as várias resistências da pedra, é bem implementado. Os recursos que recolhemos são usados para expandir e fortalecer a nossa base, e grande parte do desafio de Lumencraft é descobrir como dar prioridade às melhorias. Quando o jogo começa temos meia hora antes que a primeira onda de inimigos chegue, mas depois somos atacados por ondas de inimigos a cada poucos minutos. Com o tempo vamos precisar de equilibrar a construção de edifícios importantes, melhorar a nossa personagem e pesquisar novos equipamentos.
Os inimigos são um desafio também. Não são muito inteligentes, mas atacam de forma consistente e em número. As nossas defesas têm que estar em constante melhoramento e precisamos de saber que zonas temos protegidas e quais precisamos de melhorar. Lumencraft não é um jogo muito bonito, mas tem efeitos decentes e a iluminação é boa. O design dos inimigos por outro lado é fraco, não havendo sequer grande variedade. Existem algumas ideias interessantes em Lumencraft, mas ainda está longe de ser um jogo que recomendo, mas até ao lançamento final tudo pode mudar.