Antevisão: Lumencraft

Indo buscar inspiração ao clássico Alien Breed e menos à nova fornalha de jogos da série que saíram alguns anos, Lumencraft é um shooter top-down com mecânicas de mining e construção de estruturas. Não é um jogo particularmente impressionante visualmente, mas duvido que fosse esse o foco da atenção dos seus criadores, especialmente porque em termos de jogabilidade, Lumencraft é realmente interessante. A maior particularidade da jogabilidade é a mecânica de perfuração.

Tendo como palco a Terra do ano 2221, a Terra em si está bem longe daquilo que conhecemos hoje em dia. A superfície do nosso planeta é agora um deserto inabitável onde existem pequenos focos de vida que vivem maioritariamente no subsolo. Foi descoberto um novo mineral que pode ajudar à salvação da humanidade, Lumen, e é por causa deles que escavamos.

Lumencraft encontra-se ainda em acesso antecipado na Steam e neste momento não tem grande coisa em termos de história. Não acredito que seja essencial e duvido que mesmo no lançamento vá existir muito em termos de narrativa. Cada nível do jogo envolve uma rede de minas e um reator no centro. O jogador tem de recolher recursos para sobreviver ao assalto das criaturas que vêm das profundezas da Terra. Existem dois recursos que precisamos, Metal, que é usado para construir estruturas, e Lumen, que é usado em todo o resto. Ambos são adquiridos perfurando as costuras brilhantes espalhadas pela rocha. Perfurar não é uma mecânica fácil de se tornar divertida, mas os criadores de Lumencraft fizeram um trabalho decente.

A forma como a nossa broca gigante funciona e a forma como sentimos as várias resistências da pedra, é bem implementado. Os recursos que recolhemos são usados ​​para expandir e fortalecer a nossa base, e grande parte do desafio de Lumencraft é descobrir como dar prioridade às melhorias. Quando o jogo começa temos meia hora antes que a primeira onda de inimigos chegue, mas depois somos atacados por ondas de inimigos a cada poucos minutos. Com o tempo vamos precisar de equilibrar a construção de edifícios importantes, melhorar a nossa personagem e pesquisar novos equipamentos.

Os inimigos são um desafio também. Não são muito inteligentes, mas atacam de forma consistente e em número. As nossas defesas têm que estar em constante melhoramento e precisamos de saber que zonas temos protegidas e quais precisamos de melhorar. Lumencraft não é um jogo muito bonito, mas tem efeitos decentes e a iluminação é boa. O design dos inimigos por outro lado é fraco, não havendo sequer grande variedade. Existem algumas ideias interessantes em Lumencraft, mas ainda está longe de ser um jogo que recomendo, mas até ao lançamento final tudo pode mudar.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster