Análise: Builder Simulator

Os jogos de simulação de construção têm evoluído nos últimos anos, tornando-se cada vez mais detalhados, mas também trabalhosos e a última coisa que queremos de um jogo é que seja essencialmente um trabalho. Builder Simulator consegue encontrar um bom equilibria entre ser um jogo e oferecer realismo suficiente.

Builder Simulator é um jogo de construção de casas onde o jogador tem de ser desde trolha a pintor e todas as outras profissões necessárias para construir uma casa. Podemos jogar Builder Simulator com o realismo que quisermos. Não temos que fazer todos os movimentos ao detalhe mas temos que nos preocupar com todas as fases de construção de uma casa, desde fundações a pilares, muros e acabamentos.

Uma opção que o jogo tem e acaba por ser muito útil é a possibilidade de avançar etapas. O jogo obriga o jogador a esperar um pouco mas passado uns segundos podemos passar uma fase de construção à frente. Podemos por exemplo desenhar a casa e depois passar a fase das fundações à frente com o jogo a completar tudo por nós. Quando jogamos podemos ver a quantidade de detalhe que o jogo tem. Podemos fazer dois tipos de cimento por exemplo, cada um com uma receita diferente mas em ambos temos de adicionar baldes de água, pás de areira e sacos de cimento à betoneira e depois retirar tudo para um carro de mão. Tudo no jogo pode ser feito desta forma manual, desde colocar tijolos até deitar areia nas fundações da casa.

Visualmente Builder Simulator é um jogo impressionante. Obviamente ninguém está à espera que seja o próximo flagship visual, mas tendo em conta as minhas expectativas não pude deixar de ficar impressionado. No que toca à física é no entanto um pouco decepcionante. Builder Simulator nunca se esquece que é um jogo e podemos por exemplo voar como no modo criativo do Minecraft. Além disso não existe algo semelhante a um sistema de física, um pouco como Minecraft também.

A diversão que podemos ter com Builder Simulator depende muito do nível de realismo que procuramos. Apesar de podermos avançar as tarefas que não gostamos, a realidade é que a maioria da jogabilidade é um pouco aborrecida para mim e sem jogar o tutorial todos os jogadores se vão sentir um pouco perdidos em muitas destas tarefas. Não é um jogo óbvio e o tutorial em si é realmente aborrecido. Seria bem melhor que o jogo tivesse algum tipo de progressão e o tutorial fizesse parte dela.

Com visuais impressionantes e realismo qb, Builder Simulator pode ser uma experiência interessante para um grupo específico de jogadores. Se sentem que se enquadram, então há muito para gostar aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster