Análise: Indoorlands

Indoorlands é um theme park Tycoon da Pixelsplit Games. O jogo foi lançado ainda o ano passado em acesso antecipado na Steam e desde aí tem recebido atualizações e novo conteúdo. A versão final lançada agora não muda praticamente nada desde o final da campanha de acesso antecipado, nem deveria, mas marca o estado final do jogo, mas a Pixelsplit Games promete ainda mais novidades para o futuro.

Em termos de jogabilidade, Indoor lands não foge muito aquilo que esperamos do género. O jogador começa com uma pequena área onde pode construir e o jogo desenvolve-se a partir daí. Existe um pequeno tutorial que faz duas coisas com algum sucesso. Primeiro, ensinar-nos a sua HUD e o que cada coisa faz é depois dá-nos algum contexto para não nos sentirmos perdidos e lançados aos lobos. O tutorial é bastante útil e ao contrário de muitos outros jogos do género, está bem implementado e é eficaz.

Depois do tutorial começamos verdadeiramente o jogo. Como o nome indica, todo o jogo é no interior, portanto a primeira escolha que fazemos, a de terreno, é apenas por razões esteticas. Existem pequenos objetivos que vão aparecendo. Este pequeno toque é importante, bem mais do que os criadores podem achar, já que nos vai dando um rumo, dá-nos algo para tentar alcançar e sobretudo dá-nos alguma noção daquilo que devíamos estar a fazer.

Quem já jogou algum jogo do género sabe que o sucesso do parque obedece a uma série de regras. Normalmente as regras não são explícitas e cada jogo tem as suas. Isto faz com que por vezes acabemos por dar muitas importância a algo que o jogo não liga nenhuma. No caso de Indoorlands é o layout do parque. Não há necessidade nenhuma de nos preocuparmos com o layout aqui, já que o importante é que existam utilidades suficientes e que alcancem todo o parque. Casas de banho, edifícios de limpeza e reparação devem ser algo que devem ter sempre em mente. Obviamente que têm de se preocupar com todos os outros porque o parque tem que dar lucro, mas para que ele funcione devem obedecer a essa regra.

Fazer o que descrevi acima vai fazer com que o vosso parque fique uma confusão. Espero que uma confusão rentável, mas uma confusão para gerirem. Portanto quando tudo estiver encaminhado e tiverem mais terreno à disposição e novos edifícios e melhorias desbloqueada devem fazer um reset geral ou parcial ao vosso parque. Repensar o layout e substituir edifícios por outros melhores. Se encontrarem um layout que funcione e seja fácil de trabalhar o ideal é repetir o mesmo em todo o parque. O jogo também não nos vai dar muito tempo de descanço, lançando eventos aleatórios que temos de lidar, normalmente resolver. Felizmente se a vossa disposição de edifícios de reparação for boa, não irão perder muito tempo a resolver problemas.

As diversões que colocamos podem ser decoradas manualmente, uma a uma, num processo que apesar de divertido, ocupa muito tempo ao jogador. O parque também vai continuar a funcionar, portanto podem acontecer imprevistos enquanto estamos ocupados a decorar as diversões. As montanhas russas por exemplo oferecerem ainda mais possibilidades de construção. Elas vêm com uma série de opções pré-feitas, msa podemos construir uma à mão. Não é uma tarefa fácil, mas podemos fazer umas construções verdadeiramente loucas se para aí estivermos virados, já que o jogo não leva em grande consideração coisas como as regras da fisica.

Em termos de apresentação não há muito a dizer. O jogo segue os visuais do género e não nada em que seja verdadeiramente surpreendente. Nada é particularmente detalhado tambem, com o jogo a focar-se em zooms altos onde podemos ver todo o parque ao mesmo tempo. A componente áudio também não é mais memorável, com a música a passar despercebida a maior parte do tempo. Nada na apresentação é mau, mas é longe de memorável.

Indoorlands é um jogo bem desenhado e agradável de jogar. É um jogo relativamente fácil também, sendo fácil ganhar dinheiro e isso dá-nos a possibilidade de realmente avançar e ver o parque a crescer, no entanto nota-se alguma falta de desafio no jogo.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster