Site icon ComboCaster

Análise: Onsen Masters

Onsen Masters é um jogo de gestão onde o jogador joga como Mu, um rapaz encarregue de uma casa de banhos tradicional japonesa. Os clientes entram à procura de um certo tipo de banho e cabe ao jogador preparar cada um destes pedidos. É um conceito que já vimos em vários jogs antes, mas a execução aqui é forte, a temática é diferente e no geral é um jogo interessante.

O objetivo em Onsen Masters é atender o máximo de clientes possíveis e também garantir a sua felicidade. Cada nível tem quatro banhos e existem seis ingredientes que temos de usar da melhor forma. Cada nível tem alguns perigos que temos de ultrapassar também, seja algum perigo ambientar ou terreno especial. A jogabilidade direta não é o ponto do sorte, parecendo solta e há um sentimento flutuante em toda a ação que impede o jogo de ser tão divertido como deveria.

É realmente pena que o jogabilidade não seja melhor. Seja porque o controlo da personagem é meio solto, porque ficamos presos no ambiente ou porque apanhar os ingredientes é estranho, há algo de errado com a jogabilidade. Mas é pena, porque os níveis em si são interessantes visualmente. Mas não é só a jogabilidade que afeta o jogo. Alguns obstáculos dos níveis não acrescentam uma dificuldade gratificante ao jogo, são simplesmente frustrantes.

Em termos de apresentação o jogo tem um aspeto geral interessante, mas o som é pobre. A música abafa praticamente todos os outros sons do jogo é isso é um problema. Por um lado é simplesmente mau não conseguir ouvir outros sons, por outro é mau em termos de jogabilidade, já que sons de aviso e feedback das ações do jogador são bastante importantes.

Onsen Master podia ser um bom jogo, bastando para isso que a implementação fosse boa. As ideias são boas e o jogo é bastante único no seu ambiente, mas infelizmente a implementação é quase na totalidade fraca, nunca atingindo as notas certas nas componentes que podiam tornar o jogo bom.