Na análise anterior referi que Hello Neighbor tinha dado origem a uma série de spin-offs. Um desses projetos é exatamente este Hello Engineer. Existiram muitos outros, mas vamos focar-nos neste. Hello Engineer começou por ser um exclusivo Google Stadia, mas como todos sabemos do desfecho da aventura da Google no mundo dos jogos, Hello Engineer acabou por chegar à Steam.
Tal como no original Hello Neighbor, Hello Engineer coloca-nos no papel de uma criança com a tarefa de descobrir os segredos do terrível Mr. Peterson, a cara e figura principal de todo o universo Hello Neighbor. Visualmente os jogos partilham o mesmo aspeto, parecendo efetivamente parentes próximos. Durante o jogo vamos seguir o vizinho para locais como um parque de diversões e outras áreas diferentes do que podemos contar no jogo principal.
Não há muito em termos de história, mas isso é também o que nos habituámos a esperar dos lançamentos desta série. Enquanto que o jogo original se baseava em exploração e alguns puzzles, aqui temos que usar a cabeça não para resolver puzzles, mas para criar um veículo. O jogo dá ao jogador uma série peças base como rodas e motores. A variedade é muita e a complexidade vai aumentando à medida que avançamos no jogo. Começamos com muita ajuda e veículos simples, mas cada vez vamos ter acesso a mais peças e planos mais complexos.
O jogo não se limita a pedir ao jogador para colocar estas peças. Como um bom jogo deste género, precisamos também de ligar as peças entre elas, conectando o motor com outras pelas importantes. Cada nível é desafiante à sua maneira e o jogador tem que usar a usar imaginação para criar algo que funcione para o que o nível nos pede. Um dos principais problemas do jogo é que não parece ser um jogo completo. Havia muito mais para fazer com esta premissa. Podemos jogar com outros jogadores, mas o conceito mantém-se do início ao fim e sem uma história decente para agarrar todos os elementos, Hello Engineer acaba por parecer uma pequena experiência que os criadores de Hello Neighbor desencantaram para o Google Stadia e lançaram agora no resto porque a plataforma acabou.
Hello Engineer é um jogo com bons elementos. A criação dos veículos é divertida, mas depois conduzir nem por isso. A jogabilidade é fraca nesse aspeto. Visualmente também podia ser melhor, o motor de física é fraco e com bugs e no geral o jogo é mais frustrante do que outra coisa. Como referi acima, não parece um produto terminado. É divertido em certos momentos, mas pouco mais que isso, mas está longe de ser um jogo que pareça terminado.
Tendo dito tudo isto, o jogo ainda não está disponível. A data de lançamento está próxima e talvez muita coisa possa ser melhorada ainda. Tenho algumas dúvidas dado que as queixas atuais parecem ser as mesmas da versão Stadia, mas há esperança. Veremos.