A Atari ou pelo menos esta mais recente encarnação da icónica empresa e antigo rei dos videojogos, tem feito um bom trabalho em trazer para a atualidade os seus antigos jogos. A Atari parece por agora ter parado de tentar ser uma editora como as outras e optado por criar uma base forte na nostálgia nestes jogos neo-retro. Depois de nos ter dado Akka Arrh, a Atari volta à carga agora com Caverns of Mars: Recharged. O original está presente na mais recente coletânea de jogos da Atari, mas foi lançado originalmente em 1981 para a Atari 400 e mais tarde Atari 800.
Caverns of Mars: Recharged é um jogo completamente novo, uma reinvenção da fórmula que agora envolve apenas descer. A jogabilidade continua a ser muito simples, mas a ausência de um tutorial acaba por complicar um pouco as coisas. Não é que seja difícil pegar e jogar, mas são pequenas coisas que tornariam a experiência mais suave ainda. Os power-ups das armas por exemplo recuperam vida e seria importante que o jogo nos explicasse isso, mas há mais coisas, como a importância de conservar munições. Não sei até que ponto parte disto é propositado, já que muitos dos elementos que dão complexidade ao jogo são muito pequenos, mas não deixa de ser impressionante como um jogo tão simples pode acumular tantos elementos que somados dão complexidade à jogabilidade.
Visualmente o jogo aproxima-se muito a outros jogos da série Recharged, com um estilo Neon muito vincado. Simplesmente atualizar o grafismo não era suficiente, o jogo original já é muito antigo e para o jogo funcionar atualmente precisava de um pouco mais. Temos de ter atenção à vida e combustivel, mas temos que ter atenção ao ambiente. Não é fácil ter atenção a tudo ao mesmo tempo enquanto navegamos os níveis do jogo e tentamos recolher os pickups. O jogo incentiva que troquem os de arma com regularidade e portanto é importante recolher os power-ups das armas. Estes são duplamente importantes porque nos recompensam com pequenas quantidades de vida.
Como em qualquer jogo deste género, vamos acabar por ter armas favoritas, mas há umas armas objectivamente melhores que outras. Armas com grande spread ou grande alcance são objectivamente melhores e tornam o jogo mais fácil. Isto não quer dizer que sejam as melhores escolhas em todas as ocasiões, uma vez que por vezes precisamos de disparar com cuidado, como quando estamos rodeados de minas ou temos de disparar contra um inimigo através de uma campo de minas.
A campanha do jogo não é muito longa, mas há muito mais no jogo, como uma longa lista de desafios. Os desafios em si são complicados, mas não impossíveis. Se procuram algo para por as vossas capacidades à prova, estes desafios são exatamente o que estão à procura e ficar numa posição decente nas tabelas de classificação online pode demorar umas horas de treino. Existe também um modo cooperativo que podem jogar com outro jogador e que torna o jogo ainda melhor.
Caverns of Mars: Recharged é mais um excelente reboot da Atari. Esta nova Atari tem uma imagem bastante vincada e uma progressão que promete. Se alguma vez irá voltar aos jogos AAA e voltar a ser uma grande editora é algo que apenas o tempo dirá, mas por agora a estratégia está a dar frutos.