Os jogos de terror têm conhecido uma espécie de renascimento nos últimos tempos. A popularidade do género cresceu muito com alguns fenómenos virais do YouTube, mas não era dessa forma pouco sustentável que o género ia voltar à sua força. Este fenómeno foi impulsionado pelo sucesso do remake de Resident Evil 2, que revitalizou a franquia, e pelo surpreendente Resident Evil 7 Biohazard, que levou a série de volta às suas raízes. A EA decidiu desenvolver também o remake do jogo original Dead Space, o que acabou por cimentar a popularidade do género. Mesmo nos jogos indie, temos sido presenteados com títulos de terror envolventes, como Daymare 1998, o jogo que recebe agora a sua continuação.
Daymare 1994: Sandcastle atua como uma prequela do seu antecessor, oferecendo-nos um vislumbre do que estava a acontecer no mundo quatro anos antes dos eventos do Daymare 1998. A história desenrola-se no ano de 1994, com um trio de agentes H.A.D.E.S. dirigindo-se para a Área 51 numa missão de rotina que rapidamente descamba em desastre. Daymare 1994: Sandcastle usa influências de jogos de sucesso, como o remake de Resident Evil 2. A perspetiva sobre o ombro e a habilidade de rodar 180 graus lembram a fórmula clássica da série Resident Evil. Esta escolha na perspetiva é particularmente eficaz, estreitando o campo de visão e contribuindo para a tensa atmosfera do jogo.
Após um início lento, onde os jogadores aprendem a resolver alguns puzzles e explorar o ambiente, Daymare 1994 rapidamente aumenta a frequência dos combates contra os seus inimigos aterrorizantes. No entanto, esta mudança no ritmo pode desapontar aqueles que esperavam um foco maior na exploração e atmosfera, em vez de ação. Embora o combate seja divertido quando se entra no ritmo de alternar entre armas e usar habilidades, Daymare 1994: Sandcastle sofre de falta de variedade nas armas disponíveis, o que pode prejudicar o elemento de ação e estratégia do jogo.
O jogo tenta criar momentos de terror com jump scares, mas esses momentos são frequentemente mal executados. O ambiente sombrio da Área 51 oferece uma atmosfera inquietante, mas é prejudicado pela presença constante de monstros. O jogo também sofre de problemas técnicos, como cutscenes trémulas e sincronização das falas insatisfatória, o que diminui o impacto das cenas de terror. O maior ponto forte de Daymare 1994: Sandcastle é a sua autenticidade na representação de 1994. Os computadores antigos e os cenários da época proporcionam uma imersão única. No entanto, essas experiências muitas vezes são interrompidas por encontros com monstros, que, embora assustadores no início, tornam-se mais previsíveis à medida que o jogo avança.
Daymare 1994: Sandcastle está longe de ser um jogo perfeito, com problemas técnicos e falta de variedade no combate. No entanto, a história divertida e a ambientação autêntica o tornam um jogo mediano, que pode cativar aqueles que estão à procura de uma experiência de terror. Para os fãs do gênero, é uma oportunidade de fazer uma viagem nostálgica a 1994 e enfrentar os horrores que o jogo tem a oferecer.