Há 10 anos estávamos a jogar

O ano de 2013 foi um marco significativo na indústria dos videojogos, marcado por uma grande variedade de lançamentos, várias inovações tecnológicas, mas também algumas desilusões. O ano ficou marcado por alguns jogos que se tornariam verdadeiros clássicos modernos.

Grand Theft Auto V – Um dos lançamentos mais antecipados de 2013, GTA V, da Rockstar Games, rapidamente se tornou um fenómeno global. Com um vasto mundo aberto, uma narrativa envolvente e a capacidade de alternar entre três protagonistas, o jogo estabeleceu novos padrões para os títulos de ação e aventura.

The Last of Us – Desenvolvido pela Naughty Dog, “The Last of Us” cativou jogadores com uma história emocional e um mundo pós-apocalíptico detalhadamente renderizado. As personagens envolventes e a jogabilidade inovadora consolidaram este título como um dos melhores jogos de ação e sobrevivência da época.

Bioshock Infinite – A terceira instalação da série Bioshock, Infinite, da Irrational Games, surpreendeu os jogadores com um enredo complexo e um ambiente deslumbrante. O jogo combinou elementos de ficção científica e política, proporcionando uma experiência única e memorável.

Nem tudo foram rosas, alguns jogos destacaram-se pela negativa e deixam ainda hoje um amargo na boca dos jogadores.

SimCity A versão de 2013 do clássico SimCity, lançada pela Maxis, foi inicialmente antecipada com entusiasmo. No entanto, problemas de conectividade online, servidores sobrecarregados e outros bugs significativos frustraram os jogadores, manchando a reputação do título.

Aliens: Colonial Marines – Este FPS baseado na franquia cinematográfica “Alien” desiludiu os fãs e críticos. A qualidade gráfica inferior, IA inconsistente e a falta de atmosfera que caracterizava os filmes originais levaram a duras críticas.

Nem apenas de novos jogos se viveu em 2013. O ano foi marcado por novo hardware também.

PlayStation 4 e Xbox One – 2013 foi o ano do lançamento da nova geração de consolas, com a Sony lançando a PlayStation 4 e a Microsoft a Xbox One. Ambas as plataformas introduziram gráficos de alta definição, capacidades online melhoradas e uma variedade de novos recursos, marcando o início de uma era de jogos mais imersivos.

Oculus Rift – Embora não tenha sido lançado comercialmente em 2013, o Oculus Rift deu os seus primeiros passos no cenário dos videojogos, prometendo uma revolução na realidade virtual. Este dispositivo de realidade virtual abriu as portas para uma experiência de jogo completamente nova, gerando entusiasmo e antecipação entre os jogadores.

Outros acontecimentos marcaram também a indústria em 2013.

Tomb Raider – A reinvenção da série Tomb Raider, desenvolvida pela Crystal Dynamics, foi uma surpresa agradável. Ao focar-se na origem da icónica personagem Lara Croft, o jogo combinou narrativa envolvente, gráficos impressionantes e uma jogabilidade cativante.

Jogos indie – 2013 foi também o ano em que os jogos independentes começaram a ganhar destaque. Títulos como “Fez”, “Hotline Miami” e “Bastion” demonstraram que pequenas equipas podiam criar experiências de jogo envolventes e inovadoras, conquistando a atenção dos jogadores e críticos.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster