Há 20 anos estávamos a jogar

Em 2003, a indústria dos videojogos teve um ano recheado de lançamentos icónicos, com alguns a tornarem-se verdadeiros clássicos e que entretanto já foram relançados em versões modernizadas. Ao explorar este ano, podemos recordar os jogos que moldaram a década, bem como os eventos que marcaram a evolução da indústria.

Os grandes lançamentos do ano foram:

The Legend of Zelda: The Wind Waker A Nintendo brilhou mais uma vez com o lançamento de “The Legend of Zelda: The Wind Waker” para a GameCube. Apesar do estilo gráfico cel-shaded controverso inicialmente, o jogo revelou-se uma obra-prima, com uma narrativa envolvente e uma jogabilidade que expandiu os limites da série.

Star Wars: Knights of the Old Republic – Desenvolvido pela BioWare, “KOTOR” ofereceu aos jogadores uma experiência de RPG épica ambientada no universo de Star Wars. Com uma narrativa rica, escolhas morais impactantes e uma jogabilidade envolvente, o jogo rapidamente conquistou o coração dos fãs.

Warcraft III: The Frozen Throne – A expansão para o aclamado Warcraft III trouxe novas facções, unidades e uma campanha soberba. Este título não só melhorou a experiência multiplayer, mas também introduziu o género de estratégia em tempo real a um nível mais sofisticado.

Nem tudo foram rosas, alguns jogos destacaram-se pela negativa.

Enter the Matrix – Lançado como uma expansão da trilogia “Matrix”, o jogo Enter the Matrix desiludiu muitos fãs e críticos. Problemas nos controlos, gráficos inconsistentes e uma narrativa fraca contribuíram para a receção mista e para a frustração dos jogadores.

Sonic Heroes – A tentativa de revitalizar a série Sonic com “Sonic Heroes” não teve o impacto desejado. Controlos imprecisos e uma narrativa simplista decepcionaram os fãs, marcando um período difícil para o ouriço azul.

O ano ficou também marcado por uma série de novidades que se tornaram marcantes para a indústria, nomeadamente:

Steam – 2003 viu o lançamento da plataforma digital de distribuição de jogos Steam pela Valve Corporation. Inicialmente recebida com ceticismo, a Steam acabou por se tornar uma parte integral da indústria dos videojogos, oferecendo uma maneira conveniente de comprar e jogar títulos.

Xbox Live – A Microsoft lançou o Xbox Live, um serviço online para a consola Xbox, proporcionando aos jogadores uma experiência multijogador inovadora. Esta plataforma estabeleceu novos padrões para o jogo online e a comunidade gamer.

Foram também lançados alguns jogos que o tempo mostrou serem marcos na indústria, alguns que já foram relançados e outros que continuaram a ser atualizados ao longo do tempo.

Prince of Persia: The Sands of Time – O reinício da série Prince of Persia, com “The Sands of Time”, encantou os jogadores com a sua jogabilidade acrobática e o inovador sistema de manipulação do tempo. Este título provou que é possível revigorar clássicos com uma abordagem fresca e criativa.

EVE Online – Lançado em 2003, EVE Online destacou-se como um MMORPG espacial único. Com uma economia player-driven e batalhas épicas em grande escala, o jogo cativou uma comunidade dedicada, oferecendo uma experiência online sem paralelo. EVE continua vivo e recomenda-se.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster