Site icon ComboCaster

O crescimento e impacto dos videojogos em 2023

Dado o fim de ano que se aproxima, a Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) partilhou resultados impactantes do crescimento e influência da indústria dos videojogos em 2023, tanto na Europa como a nível global. Por meio de dois artigos distintos, foram reunidos alguns fatores-chave que podem ser de interesse para o consumidor.

Toda a informação compilada destaca ainda mais a importância da campanha #SABERJOGAR, difundida pela AEPDV, que tem vindo a apoiar e a informar pais e educadores para a utilização segura e controlada dos videojogos por parte das crianças e adolescentes. Para detalhes adicionais, por favor consulte a nossa comunicação oficial presente no corpo deste e-mail:

#SABERJOGAR com a AEPDV: o crescimento e impacto dos videojogos em 2023

Lisboa, 22 de dezembro de 2023 – Em 2023, assistimos a um crescimento notável e a um impacto social profundo na indústria dos videojogos, tanto na Europa como a nível global. Esta tendência é evidenciada pelo relatório de fatores-chave da Video Games Europe e da European Games Developer Federation (EGDF), bem como pelo Power of Play Global Report 2023.

Na Europa, verifica-se um aumento significativo do universo de profissionais dedicados a este setor e uma notável diversificação demográfica. O número de mulheres na indústria cresceu 7,4%, e 76% dos jogadores são adultos, com uma média de idade de 31,3 anos. A nível económico, a receita total do setor atingiu os 24,5 mil milhões de euros.

Globalmente, o relatório Power of Play revela que os videojogos deixaram de ser exclusivamente associados a mera diversão, contribuindo para questões de saúde mental e de socialização. Factos atestados pela  maioria dos jogadores, que reconhece o papel dos jogos na construção de relações sociais, com muitos a encontrarem amigos ou parceiros através destas plataformas.

Associação de Empresas Produtoras e Distribuidoras de Videojogos (AEPDV) tem acompanhado de perto este crescimento e, em resposta, lançou a campanha #SABERJOGAR. O principal objetivo desta iniciativa é oferecer aos pais e educadores, de forma rápida, simples e objetiva, o know-how necessário para configurar as consolas, tablets e/ou smartphones usados pelos mais pequenos para se divertirem.

Isto, porque os videojogos representam hoje muito mais do que uma simples forma de entretenimento. Eles são um pilar essencial para a inovação social, económica e cultural – especialmente para as gerações mais jovens.