Lesson Learned é um jogo desenvolvido pela MadGamesmith e publicado pela Gaming Factory que tenta trazer uma abordagem inovadora ao género de tower defense. Em vez de seguir a fórmula tradicional de proteger uma base estática, o jogo apresenta-nos uma base em movimento que exige uma constante recolha de recursos para construir defesas e combater ondas de inimigos. A premissa parece interessante e promissora, mas a execução deixa muito a desejar. Começando pelo que salta à vista imediatamente, o estilo artístico de Lesson Learned é inegavelmente inspirado em Don’t Starve. A estética tem um toque de rigidez e planura, quase como se estivéssemos a olhar para uma ilustração de um livro, e a animação assemelha-se a marionetas, o que cria uma sensação peculiar e distinta. Esta escolha de design certamente atrai os jogadores que apreciam este tipo de arte, mas também levanta a questão de até que ponto o jogo se apoia em influências externas para atrair a atenção.
Em termos de jogabilidade, Lesson Learned consegue diferenciar-se ligeiramente ao introduzir uma base em movimento. Esta alteração na mecânica básica dos jogos de tower defense adiciona uma camada extra de desafio, pois os jogadores não só precisam de construir torres e gerir recursos, como também devem fazê-lo enquanto se movem constantemente. Isto poderia ter resultado numa experiência dinâmica e envolvente, mas na prática, torna-se frustrante e repetitivo. A necessidade constante de recolher recursos para construir defesas enquanto a base se move acaba por ser mais uma tarefa árdua do que uma mecânica interessante. A sensação de progresso é prejudicada pela repetição e pela falta de variedade nas estratégias disponíveis.
Outro aspeto que merece destaque é o modo cooperativo local, que é, infelizmente, uma das maiores decepções do jogo. Lesson Learned apresenta-se como um jogo cooperativo para quatro jogadores, mas na realidade, apenas dois jogadores podem controlar personagens diretamente, enquanto os outros dois são minions controlados pelos jogadores. Esta abordagem pode deixar muitos jogadores frustrados, especialmente aqueles que foram levados a acreditar que o jogo oferecia uma experiência cooperativa completa para quatro jogadores. A falta de um modo multijogador online agrava ainda mais esta situação. Em 2024, é difícil justificar a ausência de opções online num jogo cooperativo, especialmente quando a experiência multijogador é um dos principais atrativos.
Além disso, a jogabilidade sofre com uma falta de profundidade e inovação. Embora seja compreensível que os jogos de tower defense tendam a ser repetitivos, Lesson Learned amplifica esse problema ao não oferecer nada de novo que mantenha o interesse dos jogadores. A recolha de recursos e a construção de torres tornam-se rapidamente cansativas, e o facto de a base estar sempre em movimento não adiciona a emoção esperada. Em vez disso, apenas aumenta a sensação de que o jogo está constantemente a exigir mais do que oferece em termos de diversão e desafio. Para agravar ainda mais a situação, a comunicação em torno do jogo é enganadora. A forma como o modo cooperativo é descrito nas plataformas de venda e nos materiais promocionais induz os jogadores em erro, fazendo-os acreditar que podem jogar com quatro pessoas. No entanto, a realidade é bem diferente, e muitos jogadores sentir-se-ão enganados por esta representação errada. Em última análise, isto só contribui para a sensação geral de desilusão que o jogo transmite.
No que toca ao estilo artístico, Lesson Learned merece algum crédito, mas não é suficiente para compensar as falhas na jogabilidade e na experiência geral. Se o visual inspirado em Don’t Starve atrai inicialmente os jogadores, a falta de inovação e a jogabilidade repetitiva rapidamente afastam qualquer entusiasmo. Para um jogo que tenta destacar-se num género saturado, Lesson Learned acaba por não ter muito a seu favor. Com tudo isto em consideração, Lesson Learned é uma experiência dececionante que falha em capitalizar as suas ideias interessantes. A falta de um verdadeiro modo cooperativo para quatro jogadores, a ausência de multijogador online, e a jogabilidade repetitiva fazem com que seja difícil recomendar este jogo, mesmo para os fãs mais dedicados do género.