Introdução
KIBORG: Arena é um prólogo jogável de um futuro jogo de ação cyberpunk desenvolvido pela Sobaka Studios. O jogo apresenta-se como um beat-em-up com mecânicas roguelite, onde o jogador assume o papel de Morgan, um lutador da resistência que se equipa com upgrades tecnológicos para enfrentar fações rivais num planeta-prisão devastado pela guerra. A Arena funciona como um simulador de combate em realidade virtual, onde o protagonista treina as suas habilidades contra uma vasta variedade de inimigos e armadilhas, preparando-se para desafios maiores no jogo principal. Com um foco em combate rápido e dinâmico, KIBORG promete uma experiência cheia de intensidade e brutalidade, ideal para quem gosta de jogos de ação frenéticos.
Jogabilidade
A jogabilidade de KIBORG: Arena centra-se principalmente no combate corpo a corpo, com Morgan a utilizar uma combinação de socos, pontapés, golpes devastadores e bloqueios para derrotar os inimigos. Além disso, o protagonista dispõe de uma arma de fogo atualizável, que se revela essencial para lidar com inimigos mais distantes. A Arena segue uma estrutura de combate em ondas, com cada nova fase a adicionar inimigos mais poderosos e armadilhas mais perigosas, o que aumenta significativamente a dificuldade. O jogo também oferece um sistema de progressão permanente fora da Arena, onde é possível melhorar as habilidades e atributos de Morgan.
A natureza roguelite de KIBORG adiciona uma camada interessante à jogabilidade, uma vez que o jogador tem a oportunidade de ganhar upgrades aleatórios após derrotar inimigos mais difíceis. Estas melhorias cibernéticas podem modificar partes do corpo de Morgan, conferindo-lhe novas habilidades e poderes, como a capacidade de criar relâmpagos encadeados ou usar lâminas teleguiadas. No entanto, para ter sucesso, o jogador deve adaptar-se constantemente às mudanças, criando estratégias eficazes para enfrentar diferentes tipos de inimigos. A dificuldade elevada e o ritmo acelerado do jogo fazem com que cada batalha seja um verdadeiro teste à capacidade de adaptação e reflexos do jogador.
Mundo e história
Embora KIBORG: Arena funcione como um prólogo e não se aprofunde demasiado na história principal, já nos oferece uma visão intrigante do seu mundo cyberpunk distópico. O jogador é introduzido a Morgan, um lutador da resistência que utiliza tecnologia avançada para lutar contra fações rivais num planeta-prisão. Este cenário de guerra, onde a moralidade é praticamente inexistente e a sobrevivência depende das habilidades tecnológicas, cria um ambiente sombrio e violento que serve de pano de fundo para os combates frenéticos na Arena.
O conceito de uma Arena virtual onde os lutadores treinam para o campo de batalha real parece inspirado por filmes de ação pós-apocalípticos como Mad Max. Aqui, a Arena é usada não só como um lugar de treino, mas também como uma metáfora para a brutalidade e a desumanização que a tecnologia pode trazer num mundo onde os corpos podem ser modificados e usados como armas. A ligação entre o mundo real e o simulador virtual onde o jogador combate sugere que KIBORG pode explorar temas mais profundos na sua narrativa completa, tais como a perda de identidade e a dependência excessiva da tecnologia.
Grafismo
Em termos visuais, KIBORG: Arena segue uma estética típica do género cyberpunk, com um ambiente sombrio e claustrofóbico cheio de tons metálicos, néon e áreas industriais degradadas. A direção artística enfatiza a brutalidade do mundo, com designs grotescos de inimigos e ambientes que refletem o estado decadente da sociedade futurista. O visual, apesar de estilizado, apresenta alguns pontos menos polidos, especialmente em termos de animações e sincronização de ataques. Estes pequenos problemas podem ocasionalmente prejudicar o ritmo do combate, com alguns movimentos a parecerem menos fluidos do que deveriam, o que pode frustrar jogadores mais exigentes.
No entanto, os efeitos visuais relacionados com as melhorias cibernéticas de Morgan são um dos pontos altos do grafismo. A cada novo upgrade, o jogador pode ver o impacto direto no corpo de Morgan e nos ataques, desde correntes elétricas que atravessam os inimigos até pernas mecânicas que deixam um rasto de fogo no chão. Estes detalhes ajudam a dar um certo nível de espetáculo visual ao jogo, especialmente quando as batalhas estão no seu auge, e oferecem ao jogador uma sensação clara de progressão e poder à medida que a ação avança.
Som
O design sonoro de KIBORG: Arena é eficaz em complementar o ambiente distópico e brutal do jogo. Os sons das lutas, como os impactos dos golpes e os disparos de armas, são fortes e satisfatórios, dando ao jogador uma sensação de poder com cada movimento bem-sucedido. A banda sonora, ainda que discreta, apoia bem a ação, com faixas eletrónicas que intensificam a tensão durante as batalhas mais ferozes. Este tipo de música encaixa perfeitamente na estética cyberpunk, contribuindo para criar uma atmosfera envolvente e imersiva.
Os efeitos sonoros relacionados com as modificações cibernéticas também são bem implementados, oferecendo uma camada adicional de profundidade ao combate. Por exemplo, quando Morgan ativa um dos seus poderes especiais, como os relâmpagos encadeados ou as lâminas teleguiadas, os efeitos sonoros ajudam a transmitir a sensação de potência desses ataques. Contudo, a voz do companheiro de IA de Morgan, que dá dicas ao longo do jogo, pode tornar-se um pouco repetitiva ao fim de algumas horas de jogo, algo que pode ser melhorado na versão final do jogo.
Conclusão
KIBORG: Arena é um prólogo promissor que oferece uma amostra sólida do que esperar do jogo principal. Com um sistema de combate fluido, ainda que por vezes imperfeito, e uma abordagem interessante ao género cyberpunk, o jogo consegue criar um ambiente envolvente e desafiante para os fãs de beat-em-ups. A combinação de mecânicas roguelite com o estilo frenético de combate resulta numa experiência que requer tanto estratégia como reflexos rápidos, recompensando os jogadores que se dedicam a dominar o seu sistema.