Análise: Silent Hill: Book of Memories

A série Silent Hill passou por altos e baixos ao longo de sua existência. Tal como o gênero survival horror também Silent Hill luta agora para encontrar espaço nas escolhas dos jogadores. Resident Evil mudou para se tornar um jogo mais próximo da ação fugindo daquilo que o tornou uma serie de culto, enquanto que Silent Hill tentou manter a sua identidade. Book of Memories leva a série num novo rumo com um jogo que se afastou do horror psicológico tradicional que Silent Hill usou até hoje, assim como na própria jogabilidade que passou da terceira pessoa para passar a ser bastante semelhante a um dungeon crawler.

A história é focada numa personagem criada pelo jogador que tem que encontrar um livro que contem todos as suas memórias. A personagem decide ver o que aconteceria se algo mudasse no conteúdo do  livro. Quando tudo começa a acontecer Book of Memories volta a território conhecido com a sua atmosfera de horror que sempre marcou a série.

Esta é sem duvida a maior mudança desde o inicio da série. Book of Memories troca da perspectiva normal para uma câmera aérea isométrica com combate hack’n’ slash. Há pouco suspense com a luta contra as criaturas com esta nova abordagem. A inspiração nos dungeon cralers é tão grande que até o tradicional sistema de ter que derrotar todos os inimigos para passar para a próxima área está presente. O jogo é bastante fluido, mas os fãs da série provavelmente vão-se decepcionar com esta mudança. A mudança não vai apelar aos fãs hardcore de Silent Hill, mas para quem gosta do universo e aventuras hack ‘n’ Slash a mudança pode até ser positiva.

Book of Memories é também o primeiro da série com elementos RPG. Estes foram bastante limitados e não oferecem realmente muito a toda a experiência. Podem também equipar artefatos para aumentar certos atributos. Há uma série de itens colecionáveis ao longo dos vários níveis. Para passar cada nível um certo número de peças de puzzle devem ser recolhidas. Por tudo podem ver que Book of Memories não passa de um dungeon crawler com uma skin de Silent Hill, mas desde que seja competente isso não pode ser um aspecto negativo.

O combate mudou drasticamente, afastando-se do normal de Silent Hill, onde o personagem não é um herói de ação experiente. Em Book of Memories os inimigos não representam uma ameaça muito grande, sendo o jogador capaz de derrotar salas cheias de criaturas. Podem também equipar duas armas, ou uma arma de duas mãos. Há também muitas munições, algo que nunca foi normal nos anteriores, outra grande mudança e alterando o peso de quando as armas são realmente utilizadas. Os quartos que estão por trás de portas fechadas continuam a trazer algum suspense, mas há muito pouco no que toda a  atmosfera nos níveis como um todo, sendo a sua principal falha.

Os gráficos são simples, poderia ter sido feito um mais a este respeito. As animações são suaves e tudo é executado com uma boa e constante framerate. Os níveis têm boa aparência, os cenários tentam criar uma atmosfera ao dos  jogos anteriores de Silent Hill, mas há algo que falta. O estilo deveria-se ter adequado às mudanças, pois a formula utilizada nos jogos anteriores não funcionam num dungeon crawler. Algumas áreas são altamente detalhadas, mas gostaria de ter visto um maior esforço com as personagens.

Os efeitos sonoros são um dos pontos altos, este sempre foi um dos pontos fortes da série Silent Hill, e aqui não é diferente. Book of Memories vai decepcionar os fãs mais hardcore que não estão satisfeitos com as mudanças feitas na série. Para aqueles que procuram um dungeon crawler baseado no universo de Silent Hill então Book of Memories é absolutamente ideal. A história provavelmente vai ser agradável para quem gosta do universo Silent Hill e estão dispostos a tentar dar uma chance a Book of Memories pode ser agradavelmente surpreendido. Book of Memories é um spin-off e é bastante bem sucedido nisso, é preciso ter uma mentalidade um pouco aberta para desfrutar para os fãs, mas há uma grande quantidade aqui para aqueles dispostos a fazer essa mudança.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster