Análise Giana Sisters Twisted Dreams

Giana Sisters é um jogo lançado para a antiga NES e com uma história praticamente única no universo dos videojogos. O Giana Sisters original foi um verdadeiro clone de Super Mario Bros, algo que por incrível que pareça era habitual nessa altura. Existiram até alguns jogos não oficiais que pouco mudavam nos jogos que copiavam, contendo longas linhas de código retiradas directamente do jogo de origem. Giana Sisters talvez não fosse um caso tão extremo, no entanto as semelhanças foram suficientes para que o jogo acaba-se em tribunal e retirado das prateleiras.

Algo ainda mais incrível é que o jogo conseguiu ter muitos fãs e o facto de o jogo ter sido retirado das prateleiras fez com que seja actualmente um relíquia bastante valiosa. Mas a história de Giana Sisters não acabou por aqui. Ao contrário dos outros clones que acabaram por desaparecer, a licença de Giana Sisters foi passando de estúdio para estúdio e acabou por sair um novo jogo da série para Nintendo DS, o que é provavelmente a única consola que ninguém esperava.

Algum tempo depois saiu então Giana Sisters Twisted Dreams, que é o ultimo episódio da verdadeira novela que tem sido a existencia de Giana Sisters. Em Twisted Dreams uma das irmãs foi raptada por um dragão, cabendo à outra a missão de a salvar. Esta irmã tem o poder de trocar de personalidades, sendo uma uma adorável loira de caracóis que pode rodar no ar e abrandar a descida nos saltos, o que lhe permite calcular melhor onde cair e uma verdadeira punk que avança pelo ar em forma de bola de fogo eliminando obstáculos e inimigos.

Além do aspecto da personagem há outros aspectos que mudam ao mesmo tempo que trocam de personagem. A banda sonora do jogo também é alterada. A personalidade loira simpática tem direito a uma musica bastante relaxante enquanto que a punk uma musica rock. O cenário também muda bastante, sendo mais colorido numa e hostil na outra.

Em termos de jogabilidade Giana Sisters Twisted Dreams é simplesmente brilhante. A troca de personagens é um aspecto muito bem pensado e bem implementado e apesar de o jogo ser bastante desafiante, toda a dificuldade é intencional e nunca devido a problemas de jogabilidade ou bugs.

A dificuldade é enorme e vem em mais aspectos do que eu gostaria. Se por um lado não tenho qualquer problema em repetir o mesmo nível mais de vinte vezes para avançar no jogo, ser obrigado a ter uma pontuação de três estrelas no ultimo mundo do jogo para poder avançar para o ultimo nível é completamente ridículo. Um jogo deve ser desafiante e Giana Sisters Twisted Dreams tem a dose ideal de desafio ao mesmo tempo que tem toda uma jogabilidade livre de problemas que apoiam essa dificuldade.Giana-Sisters-Twisted-Dreams-2

No entanto obrigar o jogador a obter uma certa pontuação para avançar é tornar uma experiência divertida em trabalho para maior parte dos jogadores. Pessoalmente acho que o jogo acaba por sofrer demasiado por esta decisão e vai fazer com que mesmo os melhores jogadores simplesmente não acabem o jogo por não quererem explorar todos os cenários. Se completar os níveis é desafiante, explorá-los para encontrar todos os cristais é tedioso. Como se isso não bastá-se encontrar todos os cristais implica perder mais vidas e uma das estrelas é atribuída por não morrer muitas vezes. O meu comentário sobre este aspecto do jogo é apenas este, ridículo.

Espalhados pelos níveis há um bom numero de checkpoints que nos ajudam a não perder a calma mesmo quando morremos mais de quarenta vezes numa certa zona. Tirando o aspecto referido acima, na realidade até chegarmos ao ultimo nível e nos apercebermos desse pormenor, é um jogo fantástico, bastante divertido de jogar, com bom grafismo e som e uma jogabilidade bastante polida que justifica bem o preço do jogo. Infelizmente esse aspecto do jogo estraga tudo o resto e se não for repensado num futuro patch, este será um jogo que nunca será lembrado por outra razão.

7/10

bao_9

 

Share this post

One reply on “Análise Giana Sisters Twisted Dreams

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster