Análise Zeno Clash 2

Lembram-se de Zeno Clash? Um jogo que em termos visuais era uma espécie de alucinação, no bom sentido e que junto ao seu óptimo combate e boa história, apesar de curta, nos surpreendeu bastante pela positiva. No final na nossa análise, que podem ler aqui, falámos de uma possível sequela que se expandisse o universo do primeiro seria um jogo fantástico. Bem, a sequela realmente existe e expandiu um pouco o seu universo, no entanto isso não o tornou um jogo melhor infelizmente. É um daqueles jogos em menos é melhor e a original história do primeiro foi substituída por uma bastante genérica, igual a praticamente tudo o que existe no mundo dos jogos.

Com isto não estou a dizer que Zeno Clash 2 seja um mau jogo, simplesmente não evolui da forma que todos gostaríamos. Uma análise é no fundo uma opinião, e na minha opinião uma sequela de Zeno Clash deveria expandir a mitologia do primeiro jogo, deixar-nos explorar um mundo que tem tanto para os oferecer arquitectónicamente e ao mesmo tempo manter tudo o que fez do primeiro tão bom.

Zeno Clash 2 é muito mais ambicioso que o primeiro jogo sem duvida. A narrativa é mais elaborada, o combate mais complexo e o mundo que podem explorar muito maior. Infelizmente tudo isto pouco adiciona ao jogo e no final ficamos com um jogo inferior ao primeiro, apesar de tudo apontar para um jogo melhor, o que é realmente algo difícil de conseguir. A história por exemplo tornou-se muito mais épica. A nossa personagem continua a mesma, Ghat, e tem que reunir a sua família novamente para salvar o mundo de uma nova ameaça, uma Golem.

Como podem ver a história passou a ser uma comum história de um herói a salvar o mundo deixando de parte a original história do primeiro que era simplesmente brilhante. Muitas personagens estão de volta mas existem também muitas novas que infelizmente não têm tempo de antena para que as possamos realmente conhecer. A nossa personagem vai conhecendo novos companheiros que pode depois recrutar nas batalhas, mas nenhuma delas tem realmente valor em termos de personagem, o que é uma pena. É um elemento muito mal aproveitado.

O mundo agora é massivo e continua com a variedade do original. Na realidade mesmo que não existisse nada de nada para fazer continuava a ser um prazer explorar este mundo, pelo menos durante algum tempo. Há uma grande variedade de ambientes diferentes e graças ao design brilhante que se mantém intacto Zeno Clash é tão diferente de tudo, que é um regalo para os olhos. Infelizmente esta parte também não está bem explorada e acabamos por nos perder porque não existe um bom sistema de navegação. O mapa é bastante pobre e acabamos por nos manter o mais próximo possível do fio condutor da história simplesmente para evitar não nos perdermos.

zeno-clash-2-review-2

O combate está ainda melhor que o primeiros. Os combos estão melhores e usa-los com sucesso aumenta um medidor que quando cheio liberta um ataque especial. Não há qualquer tipo de habilidades para aprender tal como no primeiro jogo. O que conseguem fazer está limitado apenas pelos movimentos que existem no jogo e pela vossa habilidade de os conseguir fazer. Tal como no primeiro jogo devem tentar aprender as movimentações dos vários inimigos e atacar quando for mais seguro. É um sistema bastante fluido e interessante. Sem duvida o melhor aspecto de Zeno Clash 2, que peca apenas por algumas falhas na percepção de distancias.

Existem ainda algumas armas, que tal como todo o ambiente do jogo são simplesmente brilhantes, pelo menos no seu aspecto. Infelizmente as armas de fogo são pouco poderosas e demoram muito tempo a recarregar na maior parte do tempo. Existem ainda algumas armas corpo a corpo, mas são normalmente lentas, apesar do dano ser grande, comparado com o dos nossos punhos. Tal como no primeiro jogo o pior do combate é quando ficamos rodeados, sendo por vezes quase impossível reverter a situação. Uma inovação de Zeno Clash 2 que achei bastante engraçada é um item que une inimigos a objectos. Além de a usarem para resolver alguns puzzles, podem usá-lo em combate para unir dois inimigos. Ao atacar um, o outro irá receber o mesmo dano.

358537

Graficamente podem esperar bastantes melhorias. Apesar de não ser horrível de olhar, o primeiro jogo era salvo pelo fantástico design, pois graficamente era pobre. A sequela é bem melhor neste aspecto e como continua com o mesmo design tem dos cenários mais fantásticos de que me lembro. São sem duvida bizarros e surreais, mas fantásticos.

Depois de ter jogado o primeiro, realmente estava à espera de muito mais na sequela. Acaba por ser uma desilusão pois há tanto de bom em Zeno Clash para explorar que é uma pena que se fique com uma história genérica, um mundo fantástico mas sem vida e conteúdo e apesar de durar o dobro, continuam a ser apenas cerca de dez horas de jogo. Se gostaram do primeiro não podem realmente perder o segundo. São muitas as referencias ao primeiro jogo e no fundo não é um mau jogo, simplesmente todos sabemos do potencial e Zeno Clash 2 não o atinge. Talvez no 3.

8/10

xxx

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster