Análise Inazuma Eleven 3: Bomb Blast / Lightning Bolt

A guerra dos jogos de futebol tem-se mantido uma guerra a dois. Todos os anos é FIFA vs PES, mas por vezes aparecem alguns títulos que tentam lutar contra essa supremacia oferecendo algo diferente. Nem todos são bem sucedidos, mas Inazuma Eleven oferece algo tão diferente do normal que consegue inclusive atrair um publico que nem sequer gosta de futebol. Com os seus elementos de RPG, jogabilidade diferente e muitos elementos de anime japonês que lembram Tsubasa, Inazuma Eleven é o jogo de futebol ideal para 3DS e uma escolha óptima para fãs do desporto e de RPGs em geral. Se se perguntarem sobre qual a diferença entre Bomb Blast e Lightning Bolt, basta dizer que é praticamente a mesma que com os jogos Pokémon, só que em vez de trocar a criatura lendária, muda a personagem principal.

Se procuram um simulador de futebol não vão encontrar isso aqui e consigo ver muitos jogadores a pegarem em Inazuma Eleven 3, jogarem cinco minutos e colocarem o jogo de lado para nunca mais lhe pegarem enquanto criticam o jogo por todos os foruns na internet. Mas quem lhe der algum tempo e olhe para este jogo com uma mente aberta irá ver o seu dinheiro bem gasto. Os elementos de RPG, coleccionismo, estratégia e jogo de futebol são bastante únicos no género, sendo que apenas os restantes jogos da série oferecem algo do género.

Ao contrário de todos os jogos de futebol tradicionais, Inazuma Eleven 3 tem uma história. Uma história que não é um elemento secundário, mas sim um dos elementos principais do jogo. Infelizmente para os estreantes na série, os criadores acharam boa ideia partir do principio que todos os jogadores tinham jogado os dois títulos anteriores. Não é um problema enorme e rapidamente se consegue acompanhar a história, mas se jogaram os anteriores estão realmente numa melhor posição de compreender tudo mais rapidamente.

Todo o jogo é bastante inspirado no mundo anime, com muitas cutscenes, texto e diálogos e mesmo a jogabilidade é inspirada nessa cultura. Não há uma diferença enorme entre Bomb Blast Lightning Bolt, não é como se fossem dois jogos exactamente diferentes, mas existem diferenças suficientes na história e personagens para justificar que alguns jogadores considerem adquirir os dois. As personagens são o que seria de esperar de um anime. Cada um com uma motivação diferente e são na sua maioria bastante distintas e estereotipadas e a história estaria também à vontade em qualquer anime, com muitos momentos completamente irreais, mas que são completamente aceitáveis neste jogo.

Hector_Cutscene-2

Como seria de esperar deste jogo, as personagens têm habilidades especiais, tão especiais que ficariam bem em qualquer beat’n’up. Tal como já referi, muitos elementos do jogo não fazem qualquer sentido, como por exemplo, quando se usam pinguins para roubar a bola ao adversário. Enquanto se anda pelo mundo de Inazuma Eleven existem alguns encontros aleatórios num esquema muito semelhante aos de um tradicional JRPG misturado com elementos de futebol.

Para controlar os jogadores irão utilizar o stylus e o analógico para controlar a câmara, com pequenos toques a representarem o passe e o remate. É um sistema simples e bastante intuitivo que funciona melhor do que seria de esperar. Sempre que chegarem ao momento de rematar ou de roubar a bola o jogador é questionado com uma série de opções, como se quer rematar directo ou utilizar uma habilidade especial. Este é o esquema das pequenas “batalhas” que vão encontrando espalhadas pelo cenário, um pouco como as batalhas contra os treinadores de Pokémon, mas existem ainda os bosses. Estas batalhas funcionam exactamente da mesma forma, mas mais perto daquilo que seria um verdadeiro jogo de futebol. São mais difíceis e podem realmente frustrar o jogador, mas sem elas o jogo tornaria-se aborrecido.

inazuma-eleven-3-3ds1

Quando não estamos a tentar derrotar uma equipa adversária, estamos a explorar as cidades que Inazuma Eleven 3 nos oferece. Todas elas estão recheadas de coisas para fazer, como tesouros para encontrar ou novos jogadores para recrutar. Para os coleccionistas há realmente muito aqui para coleccionar. Graficamente era realmente de esperar um pouco mais. Comparando com os outros jogos que têm sido lançados para a portátil da Nintendo, este fica um pouco por baixo, assemelhando-se em muitos aspectos a um jogo da DS com bom aspecto.

Inazuma Eleven 3: Bomb Blast / Lightning Bolt não é um jogo para adultos e apesar de podermos encontrar momentos de diversão ocasionais, este é um jogo para oferecer aos mais novos. É altura de deixar de parte os FIFA e PES deste ano que não inovaram muito realmente e nunca foram realmente bons na 3DS e dar uma chance a um jogo diferente.

8.5/10

bao_13

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster