Antevisão Epigenesis

Epigenesis é o jogo que ganhou a competição Make Something Unreal Live 2013, bem como jogo do ano nos Swedish Game Awards 2013, mesmo estando ainda em produção. É considerado um jogo de desporto, mas há muito mais que se lhe diga, pois também lhe chamaria um shooter.

Lendo a descrição na página Steam onde o jogo está já disponível para compra, parece ser um jogo extremamente confuso e complicado, pois ficamos a perceber que tem elementos de desporto, como marcar golos, tem armas para disparar, e por mais estranho que possa parecer, tem sementes para plantar. Ao jogar Epigenesis, é que percebemos como toda esta mistura funciona, e que por sinal até funciona muito bem.

Posso começar por dizer que Epigenesis, para além de criativo, é bastante divertido e consegue ser extremamente competitivo. O jogo é somente multiplayer , onde duas equipas de 5 contra 5 têm de marcar golos nas balizas dos adversários, sobre 7 plataformas nos céus, e painéis suspensos, que ligam estas plataformas. A jogabilidade é simples, com o nosso jump-pack, temos de temporizar os nossos saltos pelas plataformas, buscar a bola à plataforma do meio e empurrá-la para a baliza do inimigo, marcando assim um ponto para equipa.

Epigenesis-Early-Access-SS11

O problema é que terás mais 5 jogadores da equipa contrária a tentar fazer o mesmo, para isso precisamos de armas. Cada jogador está equipado com um lazer montado no pulso, que em vez de desfazer os adversários, simplesmente lhes dá um empurrão, ou seja, em Epigenesis, as armas não são letais, mas sim um espécie de armas gravitacionais que servem para afastar os adversários da bola ou da baliza, ou mais eficaz, empurrá-los para fora das plataformas, morrendo. O resultado é uma arena de puro caos.

Epigen01

Mesmo só com tudo isto Epigenesis seria já muito divertido e original, mas a verdadeira reviravolta vem com o sistema de “agricultura” que os produtores da Dead Shark Triple Punch implementaram. Cada vez que um jogador marca um ponto, é lhe atribuída uma semente, que pode plantar em qualquer plataforma que não seja da sua base. Cada semente plantada atribui powerups ou buffs à equipa, como super salto ou super velocidade, mas também escudos ou turrets para impedir a passagem dos adversários.

Em todos os jogos que joguei, foi necessário um grande entrosamento e sentido de jogo de equipa, enquanto um ou dois protegiam a base os outros atacavam, e vice versa. Sentimos realmente que há competição e não é daqueles jogos que poderás ganhar sozinho. A única coisa que poderá ser mais complicada é encontrar servidores em que joguemos 5 contra 5, pois estes são muito vazios ainda e vi-me algumas vezes a jogar 1 contra 1 inclusivé por falta de servidores cheios, mas acredito que isso é um fator passageiro pois quando for o lançamento oficial e ser mais publicitado, é daqueles jogos que terá certamente uma comunidade regular.

FivePicks4

Há neste momento 4 mapas, e 4 tipos de sementes jogáveis, mas pelo menos 2 novos tipos de semente foram já anunciados, e de certeza que mais mapas e até modos de jogo virão. Epigenesis é daqueles jogos que eu tem uma estética tão “Quake”, uma vertente de competição tão forte, que se fosse muito mais publicitado e ganhasse uma comunidade de jogadores grande, íamos certamente jogá-lo nas grandes competições e lan parties.

 

a Rafflecopter giveaway

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ComboCaster